Prefeito de Curitiba é internado após sofrer AVC
De acordo com os médicos, Greca "encontra-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando"
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico na manhã desta terça-feira (20). Ele foi internado para observação e, segundo nota divulgada pela prefeitura, não apresenta comprometimento cognitivo ou motor. Segundo boletim médico divulgado pela prefeitura, Greca teve uma indisposição e seguiu para o Hospital Nossa Senhora das Graças para receber atendimento médico. Na unidade, os médicos diagnosticaram o AVC.
De acordo com os médicos, Greca “encontra-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando”. Ainda não há previsão de alta. O AVC isquêmico, popularmente conhecido como derrame, é causado pela obstrução de uma artéria, o que impede a passagem de oxigênio para as células cerebrais. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).
Entre os fatores de risco para o AVC estão hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade. Segundo as orientações do Ministério da Saúde, quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de não haver complicações, como paralisia e problemas de visão. Em setembro do ano passado, o prefeito e a esposa dele, Margarita Sanson, foram diagnosticados com Covid-19. Ele permaneceu internado por três dias.
Greca, que tem 65 anos de idade, recebeu a primeira dose da Coronavac, contra a Covid-19, no último sábado (17). Não há indícios de que o episódio desta terça tenha relação com a imunização. Logo que assumiu a prefeitura em 2017, Greca, que foi reeleito no ano passado, teve uma tromboembolia pulmonar e ficou internado por uma semana.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.