Defesa Civil de SP emite alerta de ressaca para o litoral
Tempo também deve continuar frio nesta quarta-feira, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas)
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta de ressaca marítima para o litoral. Entre Santos e Cabo de São Tomé (RJ), a previsão é de ondas de até 3 metros até a manhã de sexta-feira (19). Já entre Jaguaruna (SC) e Santos, a previsão é de ondas de 2,5 metros até a manhã desta quarta-feira (17).
Até o início da noite desta terça-feira (16), não houve registros de ocorrências em decorrência das ondas agitadas, de acordo com a Defesa Civil.
Mais cedo, o órgão emitiu alerta para ventos fortes entre a noite desta terça-feira e a tarde de quarta-feira (17) na faixa leste do estado, o que inclui a região metropolitana da capital, o litoral e os vales do Paraíba e do Ribeira.
A previsão é de que os ventos possam chegar a até 80 km/h. Até o fim da noite desta terça-feira, os ventos haviam chegado a 60 km/h em São Paulo e a 70 km/h no Rio de Janeiro, segundo o órgão.
De acordo com a escala de Beaufort, que classifica a intensidade das monções, ventos de 80 km/h entram na categoria das ventanias fortes. Podem causar grandes ondas e visibilidade baixa no mar e danos leves em construções na terra.
A recomendação da Defesa Civil para quem estiver em região atingida é procurar um local seguro para se abrigar e manter portas e janelas fechadas. O órgão recomenda não sair com embarcações para o mar ou praticar esportes aquáticos, não ficar sob árvores, rede elétrica ou coberturas frágeis.
Em caso de emergência, a orientação é ligar para os bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199). Para receber alertas meteorológicos gratuitos do governo, basta mandar um SMS com seu CEP para 40199.
O tempo deve continuar frio nesta quarta-feira, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). A previsão é de temperaturas entre 8°C e 18°C, sem chuvas significativas. Para quinta-feira (18), a mínima deve ser de 8°C e a máxima de 20°C.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.