Dia da Mentira: 5 grandes mitos sobre sexo

Que tal aproveitar a data para desconstruir mitos e aprender mais sobre o que realmente faz bem para sua vida sexual?


Por Redação Educadora Publicado 01/04/2025
Dia da Mentira 5 grandes mitos sobre sexo

No dia 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira, é comum ouvir histórias absurdas e pegadinhas divertidas. Mas quando o assunto é sexo, algumas mentiras são repetidas tantas vezes, parecendo verdades – e isso impacta diretamente a vida sexual e o bem-estar de muitas pessoas.

Os sexólogos e fundadores da Dona Coelha, Natali Gutierrez e Renan de Paula, listam as cinco principais mentiras sobre sexo e explicam a verdade por trás delas.

Dia da Mentira: 5 grandes mitos sobre sexo

  1. “O desejo sexual diminui naturalmente com o tempo”

Mentira!

O desejo sexual pode mudar ao longo da vida, mas isso não significa que ele precisa desaparecer. Segundo Natali, “fatores como rotina, estresse, falta de comunicação e baixa autoestima afetam a libido, mas com autoconhecimento e estímulos adequados, o desejo é resgatado e até intensificado”.

  1. “Tamanho é documento”

Mentira!

O prazer sexual não está diretamente ligado ao tamanho do pênis ou de qualquer outra parte do corpo. “O que realmente importa é a conexão, a comunicação e o conhecimento sobre o que dá prazer ao parceiro ou parceira”, explica Renan. Além disso, a estimulação de diferentes zonas erógenas faz toda a diferença na experiência sexual.

  1. “Mulheres não gostam tanto de sexo quanto os homens”

Mentira!

Esse é um dos maiores mitos sobre a sexualidade feminina. Natali esclarece: “Mulheres gostam e têm tanto desejo quanto os homens, mas foram ensinadas a reprimir esse lado por questões culturais e sociais. Quando há liberdade e segurança para explorar o prazer, a experiência pode ser igualmente intensa para ambos os sexos”.

  1. “Sexo espontâneo é sempre melhor”

Mentira!

O cinema e a cultura pop, todavia, nos fazem acreditar que o sexo precisa ser impulsivo e espontâneo, mas a realidade é que a vida adulta nem sempre permite isso. “Agendar momentos íntimos pode ser uma ótima maneira de manter a conexão, principalmente em relacionamentos longos. O desejo é construído e estimulado ao longo do dia”, diz Renan.

  1. “Brinquedos sexuais são só para quem não tem uma vida sexual ativa”

Mentira!

Os brinquedos eróticos são aliados do prazer, tanto individualmente quanto a dois. “Eles podem intensificar a experiência, proporcionar novas sensações e até ajudar casais a saírem da rotina”, afirma Natali. E o melhor: há opções para todos os gostos e níveis de curiosidade.

No Dia da Mentira, em suma, vale a pena questionar algumas das “verdades” que ouvimos sobre sexo.

Portanto, que tal aproveitar a data para desconstruir mitos e aprender mais sobre o que realmente faz bem para sua vida sexual?

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.