Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entenda novo golpe que desvia PIX copia e cola em compras on-line pelo computador

Os golpes digitais e no sistema financeiro dispararam no Brasil.


Por Redação Educadora Publicado 30/10/2023
Mais um golpe que desvia valores transferidos pelo Pix, agora em pagamentos feitos por computador, foi identificado pela Equipe de Investigação e Análise da Kaspersky, empresa de segurança digital. A fraude, com versão similar em celulares, redireciona os valores para criminosos, e o vírus infecta equipamentos de consumidores e empresas.
Entenda novo golpe que desvia PIX copia e cola em compras on-line pelo computador FOTO: FREEPIK

Mais um golpe que desvia valores transferidos pelo Pix, agora em pagamentos feitos por computador, foi identificado pela Equipe de Investigação e Análise da Kaspersky, empresa de segurança digital.

A fraude, com versão similar em celulares, redireciona os valores para criminosos, e o vírus infecta equipamentos de consumidores e empresas.

Segundo a empresa de cibersegurança, o esquema fraudulento só é bem-sucedido porque, antes, o golpista consegue instalar um vírus no computador ou notebook da pessoa.

Entenda novo golpe que desvia PIX

Segundo Fabio Assolini, diretor da Kaspersky, o novo golpe afeta também empresas públicas e privadas.

“Verificamos que ele não atua em transferência entre indivíduos, mas apenas em pagamentos de compras online”. diz.

A técnica não é nova, mas é a primeira vez que acontece envolvendo o PIX. A companhia lembra, porém, que o ataque não ocorre em celulares.

Os golpes digitais e no sistema financeiro, todavia, disparam no Brasil, de acordo com a Febraban.

Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros de vítimas de ataques eletrônicos superam 200 mil em 2022, aumento de 65,2% em relação ao ano anterior.

Como funciona o novo golpe

  • A infecção do vírus acontece primeiro por anúnciosmaliciosos no Google. Os criminosos compram espaço no buscador e usam termos com erros de ortografia para “WhatsApp Web” e enganam a vítima
  • Quando a pessoa clica nesse anúncio achando ser o real, o computador é infectado. O vírus, então, passa a espionar a vítima e detecta quando ela realiza uma compra on-line e escolhe o pagamento por PIX copia e cola
  • Ao chegar na tela de pagamento, o cliente só precisa copiar um código e colá-lo no sistema PIX para que o pagamento seja realizado. O vírus intercepta esse código e altera para que a chave PIX do criminoso seja inserida no lugar da chave da loja

Como evitar o golpe

  • Anúncios falsos: priorize resultados de buscas orgânicos e baixe apenas sites oficiais. A infecção ocorre quando o usuário acessa sites falsos;
  • Pagamento digital: revise o nome do destinatário do Pix para verificar se é o do vendedor.
  • Segurança: tenha um bom antivírus instalado, pois o GoPix consegue identificar alguns dos dispositivos e desviar o vírus para uma pasta compactada, por exemplo, em formato zip.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.