Desembargador que atuou em Limeira concorre à vaga de ministro no STJ
Os ministros escolheram quatro nomes na lista de 55 magistrados, entre eles, o nome do ex-juiz de Limeira (SP), Carlos Vieira Von Adamek.
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça definiu os nomes dos desembargadores que concorrerão às duas vagas de ministro destinadas a membros dos TJs abertas na Corte. Os ministros escolheram quatro nomes na lista de 55 magistrados, entre eles, o nome do desembargador Carlos Vieira Von Adamek, que atuou como juiz em Limeira (SP).
Além de Adamek, os ministros também escolheram os desembargadores José Afrânio Vilela, do TJ-MG; Elton Leme, do TJ-RJ; e Teodoro Santos, do TJ-CE. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, escolherá dois nomes para compor a corte nas vagas do ministro Jorge Mussi, que se aposentou em dezembro de 2022, e do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que morreu em 8 de abril.
Para entrar na lista, os magistrados deveriam atingir 17 votos. No primeiro escrutínio, apenas o desembargador Carlos Vieira Von Adamek conseguiu 19 votos. No segundo, foram escolhidos os desembargadores José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com 26 votos, e Elton Martinez Carvalho Leme, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), com 20 votos.
No terceiro escrutínio, foi indicado o desembargador Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com 17 votos.
Após a indicação pelo presidente da República, os escolhidos passarão por sabatina e aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ), bem como aprovação pelo plenário daquela casa legislativa. A data a ser marcada depende da presidência da CCJ do Senado.
Depois de serem aprovados, os candidatos serão nomeados e tomarão posse perante o Pleno do tribunal, em sessão solene a ser agendada.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.