Família mineira afirma ter uma das gatas mais velhas do mundo
De acordo com a família, Esmeralda foi adotada em 1994, após ser abandonada
Uma gata brasileira, que está prestes a completar 29 anos, pode ser uma das mais velhas do mundo, ultrapassando a felina britânica Flossie, de 27 anos, que é dona do título para o Guinness World Records. De acordo com a família mineira, que é tutora de Esmeralda, ela foi adotada em 1995, e na primeira carteira de vacinação da gatinha a data de nascimento está registrada como 1º de dezembro de 1994.
A descoberta aconteceu após a gatinha, que possui um espírito aventureiro, fugir e ficar fora de casa por dois dias, prendendo-se em um bueiro da cidade de Barbacena. Esmeralda foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e acabou virando uma celebridade na vizinhança, principalmente pela sua idade avançada, que até então era algo normal para a família.
A tutora da gata afirma em entrevista ao G1 que o desaparecimento da gatinha foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros e depois disso, alguns veículos de comunicação questionaram a família sobre ela poder ser a gata mais velha do mundo.
Adoção
“Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, relembrou Maria Eliza, tutora da gata.
A veterinária que acompanha Esmeralda desde a adoção explica que após ela ser avaliada foi concluído que ela não era um filho, pois já tinha feito a troca das dentições e o tamanho era compatível com um gato de ao menos 1 ano. “Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994”, disse.
Atualmente, Esmeralda possui uma dermatite nas pálpebras, “mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade”, completou a veterinária.
De acordo com a tutora, se Esmeralda tivesse a idade comparada a de um humano ela seria uma idosa com mais de 120 anos. “Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem”, relembrou a tutora.
Guinness World Records
O Guinness World Records reconheceu, em 2022, a gata britânica Flossie, de 27 anos, como a mais velha do mundo. A gata nasceu em 1995, porém, ainda não ultrapassou o recorde do gato que ficou por mais tempo vivo.
De acordo com o Guinness, o felino Creme Puff atingiu a marca do gato que ficou mais tempo vivo, vivendo 38 anos e 3 dias. Nascido no Texas, ele morava com o dono, Jake Perry no Texas, nos Estados Unidos.
De acordo com a tutora de Esmeralda, a família procurou saber como inscrever a gata brasileira no Guinness World Records, mas faltam recursos para arcar com a taxa de cerca de R$ 4 mil.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.