Impacto econômico de acidentes de trânsito em 2018 somaram R$ 96,5 bilhões
Frente a este problema crônico, grandes marcas se reuniram para desenvolver uma solução tendo como desafio reduzir os custos dos cursos de direção segura.
Os gestores de frota do setor agro vivem um drama peculiar: superar o desafio de manter milhares de motoristas em segurança em suas jornadas de trabalho diárias, envolvendo altas quilometragens em estradas perigosas.
Frente aos índices do primeiro semestre de 2018, segundo o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro, da Escola Nacional de Seguros, intensificou-se a mobilização dos gestores de frotas para minimizar esse problema.
O estudo global apresentou 19 mil casos de perda da capacidade produtiva, 300 mortos e 20 mil casos de invalidez permanente em decorrência dos acidentes de trânsito. A metodologia calcula o valor correspondente que seria gerado pelo contingente acidentado.
O drama do setor agro
Frente ao crescimento do agronegócio no Brasil, com a expansão de cadeias produtivas agrícolas altamente complexas, os gestores de frotas cada vez mais buscam refúgio na tecnologia.
Para entender o cenário deste segmento, vale destacar os avanços envolvendo a nanotecnologia, biotecnologia, bioeconomia, automação, gestão territorial, uso de matérias-primas renováveis, melhoramento genético, dentre outras.
Este quadro eleva a demanda por técnicos especializados na ponta. São profissionais nos mais diferentes níveis, quer sejam operários, representantes comerciais, tecnólogos, engenheiros, dentre outros.
Vale destacar que a segurança de todos os colaboradores está diretamente relacionada ao nível de monitoramento. “Mas como medir a consciência do motorista?”.Quem faz essa pergunta é uma conceituada gestora de frotas especializada no segmento agro, Yara Amaral.
Como manter seguros tantos profissionais rodando milhares de quilômetros mensalmente? “Apesar de tantas tecnologias, o valor da consciência é insubstituível”, avalia Yara Amaral. Por esse motivo o curso de direção segura Drive for Life, 100% online para veículos leves é uma das soluções que ganha destaque neste segmento.
Grandes Marcas se unem para encontrar solução
Frente a este problema crônico, grandes marcas se reuniram para desenvolver uma solução tendo como desafio reduzir os custos dos cursos de direção segura. Foi daí que nasceu a Startup Drive for Life.
A TSO Brasil, uma das maiores empresas de treinamento e testes automotivos da América Latina, reuniu outras marcas, a exemplo da Michellin, Instituto Renault e Observatório Nacional de Segurança Viária para juntos, estruturar um curso totalmente online de direção defensiva.
O diferencial do projeto é criar comunidades de alunos em ambiente virtual. O projeto entrega as aulas interativas de forma responsiva, ou seja, cada participante pode assistir as aulas em seu celular ou tablet no melhor horário. Não tem desculpas para não participar.
A empresa que adquirir as licenças poderá criar as turmas e distribuir os cupons para os motoristas que terão acesso aos 10 módulos do projeto. Com essa ferramenta será possível medir a redução dos custos de manutenção, além de evitar multas e acidentes de forma preventiva
Do ponto de vista dos gestores de frota, é possível acompanhar o aproveitamento dos motoristas em um painel de controle, contendo os indicadores para acompanhar o desenvolvimento de cada aluno com notas individualmente.
São soluções eficientes como esta que aparecem para reciclagem e preparação de profissionais que dirigem, inclusive, fazendo frente à rotatividade de colaboradores em setores como o agronegócios.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.