Inverno faz consumo de energia elétrica aumentar; dicas podem ajudar na economia
O chuveiro é considerado o vilão das contas de energia elétrica, representando 30% do valor total das faturas
O inverno começou oficialmente nesta terça-feira, 21 de junho. Com as temperaturas mais baixas, a tendência é aumentar mais o consumo de energia elétrica, devido ao uso de equipamentos como chuveiro elétrico, máquina de secar roupas e aquecedor. Por isso, é importante ficar atento ao uso desses equipamentos para que a conta de energia não pese no bolso.
Segundo a Elektro, o chuveiro elétrico é o campeão de consumo nas residências. Na época do frio, as pessoas costumam passar mais tempo no banho e usam o aparelho no modo inverno, que consome ainda mais energia. O chuveiro pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias.
A Elektro explica que a dica para economizar é programar o banho para horas mais quentes do dia e evitar colocar o chuveiro na potência máxima. Prefira a temperatura verão que consome cerca de 30% menos que a posição inverno. O ideal é que a duração do banho seja de cinco a oito minutos.
O mesmo acontece com as torneiras elétricas. O recomendável é lavar louças em horários do dia em que a temperatura está mais elevada, para evitar usar a água quente. Se não for possível, vale lembrar que é sempre melhor ensaboar tudo de uma vez e só depois ligar as torneiras para um único enxague.
O aquecedor é um aparelho muito utilizado nesta época, mas o consumo pode chegar a um terço do gasto doméstico com eletricidade. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos, utilize-o apenas quando estiver no ambiente e regule a temperatura para que o espaço não fique muito quente. A orientação é manter o calor da casa fechando as janelas e portas no meio da tarde.
Em geral, para economizar no inverno, segundo a Elektro, é importante ter moderação no uso dos equipamentos e disciplina.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.