Quase 1.200 estudantes de Limeira se inscreveram para concurso da USTL
Os vencedores serão divulgados neste sábado, dia 15, no programa “A Hora do Trabalhador”, a partir das 10h
Em 2023 a USTL – União Sindical dos Trabalhadores de Limeira lançou um Concurso de Redação para estudantes de 5º ano do Fundamental I até o Ensino Médio, em comemoração aos 40 anos da entidade e os 80 anos da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
A iniciativa teve 197 redações validadas e premiou 24 estudantes com tablets, Kindles e vales-compras de papelaria. Então, neste ano, a USTL decidiu ampliar o concurso, contemplando todos os estudantes da rede pública, municipal e estadual, aumentando também a premiação. O resultado foi de impressionantes 1.182 inscritos!
“A adesão dos alunos e o envolvimento dos professores nos surpreendeu positivamente”, conta Artur Bueno Junior, presidente da USTL. “Com o aumento do número de estudantes que podiam participar e, consequentemente, com mais prêmios, claro que achamos que teríamos mais inscrições, mas a quantidade realmente nos impressionou. Neste ano, o concurso comemora os 10 anos do programa ‘A Hora do Trabalhador’, que mantemos na rádio Educadora, e os temas para os desenhos e redações envolvem as eleições municipais. Agora, a ansiedade é saber o que os estudantes desenharam e escreveram sobre os temas.”
A responsabilidade das escolhas fica por conta dos jurados técnicos, que estão fazendo as avaliações para tirar os resultados até sexta-feira, dia 14 – a divulgação dos vencedores acontece no sábado, dia 15, no programa “A Hora do Trabalhador”, a partir das 10h.
A curadoria para os desenhos, executados por crianças do 1º ao 3º ano do Fundamental I, está a cargo do arquiteto Ronei Martins. O tema foi “A Cidade que eu Quero”. Foram mais de 700 desenhos inscritos. “É uma das maiores responsabilidades que já assumi”, diverte-se Ronei. Os desenhos selecionados por ele vão passar pela banca de jurados do concurso, que contam com a professora Carla Keller, da Secretaria da Educação; a advogada dra. Mariane Savassi, da Comissão OAB vai à Escola; e dos poetas e escritores Carlos Fiore e Otacílio Monteiro.
A premiação acontece no dia 21 de junho, a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Limeira. Trinta e seis estudantes serão premiados com 72 prêmios. Outra novidade neste ano é a premiação de três professores escolhidos pelo júri.
O concurso foi lançado dia 15 de março, juntamente com o Regulamento, que foi postado no site da USTL e pode ser acessado aqui: https://ustlimeira.wordpress.com/2024/03/15/regulamentoconcurso2024/
Os apoiadores do concurso são: a Prefeitura de Limeira (Secretarias de Educação e Cultura); a Câmara de Limeira e a Escola Legislativa; a Diretoria Regional de Ensino; a OAB Limeira, através da Comissão OAB vai à Escola; o CPP – Centro do Professorado Paulista de Limeira; a SOLL – Sociedade Literária Limeirense e a ALLe – Academia Limeirense de Letras. Também as 12 entidades sindicais ligadas à USTL e sindicatos parceiros.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.