Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Feira online vai oferecer 9 mil vagas para pessoas com deficiência


Por Redação Educadora Publicado 07/09/2023
Feira online pode oferecer 9 mil vagas para pessoas com deficiência
Brasília – A Coordenação de Pessoas com Deficiência (Promodef) do DF realiza atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na estação 112 Sul do metrô (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Feira online vai oferecer 9 mil vagas para pessoas com deficiência.

A quarta edição da Inclui PcD, feira de empregabilidade para pessoas com deficiência, realizada de 20 a 22 deste mês, já contabiliza 3.500 vagas.

Oportunidade no mercado de trabalho

Empresas e candidatos podem se cadastrar gratuitamente para participar da feira online neste endereço.

Criada, portanto, em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, a feira é realizada pela startup Egalite, especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Empresas participantes: como Azul, BASF, Bosch, Gerdau, Globo, EY, Heineken, Nexa, Pepsico, Grupo Soma, GPA, Nivea e Raízen.

A feira cria uma ponte entre profissionais PcDs e aposta em conexão, inclusão e capacitação.

A iniciativa, que surgiu em 2020, visa, porém, reduzir os impactos causados pela pandemia da covid-19, disse à Agência Brasil o fundador da startup, Guilherme Braga. Naquele ano, a base de dados da empresa tinha 50 mil candidatos.

Feira online vai oferecer 9 mil vagas

“A gente percebeu, em 2020, muito por conta da pandemia, que as empresas estavam olhando para dentro e reduziram muito as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência. Então, a gente aproveitou a data do 21 de setembro para trazer uma conscientização sobre o tema e fazer com que as companhias criassem vagas direcionadas para PcDs.”.

De acordo com Braga, o resultado foi “muito legal”. No primeiro ano, foram ofertadas mais de 5 mil vagas para pessoas com deficiência e mais de 200 empresas, todavia, participaram.

“Conseguimos atingir nosso objetivo e estamos partindo para a quarta edição da Inclui PcD.”

Plataforma
Nesta edição, a feira trará uma novidade, que é a possibilidade de as empresas contratarem PcDs durante o ano inteiro e não somente uma vez no ano.

Isso é feito pela plataforma incluipcd.com.br.

A Egalite vai continuar realizando a feira em comemoração ao 21 de setembro, mas as vagas estarão disponíveis durante todo o ano.

A meta da 4ª Inclui PcD é oferecer, portanto, 9 mil vagas, até o próximo dia 15. Já os candidatos poderão se inscrever até o término da feira.

Durante todo o período do evento, são oferecidas capacitações diversas aos candidatos, dadas por especialistas e disponibilizadas também de forma gratuita.

O conteúdo, porém, vem sendo aproveitado também por muitas empresas.

O objetivo é, todavia, conectar as organizações com os candidatos. As vagas estão disponibilizadas até o fim do mês.

Braga disse acreditar que a feira atingirá o objetivo de ofertar 9 mil vagas nesta edição.

“Ontem, estava em 2.500, já foi para 3.500, e a gente tem a expectativa de finalizar esta semana com mais de 5 mil vagas. O engajamento, porém, vai crescendo à medida que a feira se aproxima”.

Cerca de 500 empresas estão cadastradas.

Amadurecimento
Na avaliação de Guilherme Braga, a ideia de inclusão está, portanto, amadurecendo nas empresas brasileiras.

“Hoje existem mais de 5 mil pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho.”

Egalite
Criada em 2010, a Egalite é uma startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A empresa já capacitou e empregou mais de 14 mil pessoas em todo o país.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.