Ações para combater o cerol e a linha chilena são realizadas em Limeira
Entre as medidas, estão palestras e fiscalizações realizadas pela PM; nesta quarta, GCM entrega antenas corta-linha
O uso de linha com cerol e chilena se tornaram comum nas brincadeiras de pipa. Mas, os materiais cortantes podem causar acidentes. Por isso, a Polícia Militar, por meio do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), desenvolve ações constantes para conscientizar a população sobre a brincadeira, que pode se tornar fatal.
A primeira ação é a realização de palestras em escolas de regiões, que costumam ter alto índice de ocorrências de pipas com cerol e linha chilena. Mais de mil crianças e adolescentes já assistiram aos ensinamentos da Polícia Militar.
Além de educar e conscientizar, a corporação também fiscaliza comércios e casas que vendem linhas com cerol e chilena. O objetivo é coibir a venda, que é proibida por lei municipal.
Outra ação desenvolvida é a entrega de antenas corta-linhas para que os motociclistas se protejam, já que eles acabam sendo as principais vítimas da brincadeira perigosa.
Para coibir o uso de cerol e linha chilena, a Polícia Militar pede o apoio da população tanto na orientação dos filhos para que não usem as substâncias cortantes, quanto em denunciar quem vende os materiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Municipal e 156, da Prefeitura.
- Campanha “O Cerol Corta Vidas” terá entrega de antenas corta linhas
- PM instala antenas ‘corta linha’ em motos para prevenção de acidentes com cerol
- Em 5 anos, Limeira teve 177 acidentes envolvendo pipas com linha chilena e cerol
- Idoso, de 71 anos, é ferido com linha de cerol no rosto, em Limeira
MULTA
A industrialização, comercialização, o armazenamento, o transporte, a distribuição e a utilização de cerol (mistura de cola e vidro moído), linha chilena (mistura de óxido de alumínio e silício e algodão) ou de qualquer material cortante usado para empinar pipas é proibida em Limeira, de acordo com a lei municipal nº 6405, sancionada em 26 de junho de 2020.
Quem for flagrado, pode ser multa em 100 Ufesp, o que equivale a R$ 3.197. E a cada reincidência, a multa é dobrada.
Se o estabelecimento comercial for flagrado em reincidência, além da multa, terá suspenso, por 60 dias o alvará de funcionamento. Em caso de segunda reincidência será cassado o alvará de forma definitiva.
AÇÃO PARA MOTOCICLISTAS
A Prefeitura de Limeira realiza nesta quarta-feira (27), na Praça Toledo Barros, mais uma ação educativa voltada a motociclistas, como forma de comemorar o Dia Internacional do Motociclista. Na ocasião, serão instaladas gratuitamente antenas corta-cerol, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a iniciativa privada. A atividade ocorre a partir das 8h30, na Rua Carlos Gomes, próximo ao Teatro Vitória.
Quanto à ação educativa, os motociclistas serão orientados sobre o uso de equipamentos de segurança, direção defensiva e medidas para evitar ruídos nos escapamentos. Eles também poderão aproveitar a oportunidade para revisar gratuitamente 21 itens de segurança do veículo.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.