Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alunos de Limeira serão testados para covid-19

Os exames devem começar ainda em dezembro e vão ajudar a definir como será o retorno às aulas de forma presencial


Por Redação Educadora Publicado 02/12/2020
Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), anunciou, no fim da tarde desta quarta-feira (3), a testagem de alunos das redes municipal, estadual e particular. A decisão foi tomada após reunião com representantes das escolas particulares e estaduais, além de secretários municipais.

O teste é indicado para crianças a partir do ensino fundamental – acima dos seis anos de idade. A testagem, no entanto, requer autorização dos pais ou responsáveis. Os testes devem começar ainda em dezembro, logo após o fim da testagem sorológica dos professores.

A estratégia dos testes será feita pela Limite Consultoria e Pesquisas, mesma empresa que elaborou o modelo estatístico dos outros inquéritos sorológicos realizados na cidade. Os alunos participantes vão ser escolhidos de forma aleatória.

O resultado da testagem dos alunos será usado para nortear uma possível volta às aulas de maneira presencial. A expectativa é que isso aconteça a partir do começo de 2021.

Os exames para saber se a pessoa está ou não com a covid-19 vêm somar à instrução normativa publicada na semana passada pela Secretaria de Educação. Vários protocolos sanitários deverão ser seguidos pelos estabelecimentos de ensino no retorno às aulas. “Vale destacar que as aulas presenciais serão opcionais”, comenta o secretário de Educação. “Devemos tomar todo cuidado para liberação desse processo da educação”, cita o prefeito.

O secretário de Saúde afirma que “ao final do inquérito, a recomendação é para que retornem aqueles que estão protegidos e depois os sem comorbidades”. Isso vale para professores e alunos.

Crianças com febre e alguns sintomas clássicos do coronavírus, como coriza e tosse, não deverão ser enviadas às escolas, assim que as aulas presenciais forem retomadas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.