Artur Bueno Júnior é reeleito presidente da USTL
A USTL recebeu Menção de Aplauso da Câmara Municipal pelos 40 anos de trabalho, em 2023
Aconteceu nesta terça-feira (25) a eleição para a nova diretoria da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL). Artur Bueno Júnior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Limeira e Região (Stial), foi reconduzido, por unanimidade, para presidir a entidade no quadriênio 2026/2029.
“A USTL é composta por 12 entidades sindicais de trabalhadores, importantes, que representam cerca de 80% da classe trabalhadora de nossa cidade, então essa unidade é o que faz ela ser referência no Brasil”, diz Artur Júnior. “Meu trabalho, como presidente, é assumir as decisões, propor alguns caminhos e liderar projetos, mas sempre alinhado com as entidades associadas e com a visão sempre progressista e em prol dos trabalhadores”.
Hoje, representações de trabalhadores da alimentação, do comércio, da construção civil, de bares e restaurantes, do vestuário, do setor de joias e folheados, da indústria do papel e papelão, da saúde privada, de condomínios, os vigilantes e os guardas civis municipais fazem parte da USTL. “Temos líderes sindicais incríveis em nosso grupo, alguns com lideranças estaduais e até nacionais!”, reitera o presidente.
História
A USTL recebeu Menção de Aplauso da Câmara Municipal pelos 40 anos de trabalho, em 2023. São mais de quatro décadas de atuação, posicionamentos firmes, projetos e campanhas, sendo que as atividades se intensificaram nos últimos anos. Foi em 2023, por exemplo, que foi criado o Concurso de Redação e Desenho para Estudantes da Rede Pública de Limeira, iniciativa que teve três edições, envolveu todos os estudantes e professores da cidade, e distribuiu mais de 250 prêmios, de tablets a Kindles, além de materiais escolares, mochilas e vales-compras.
“O concurso talvez seja o maior projeto realizado na última gestão, e que rendeu em 2025 moção de reconhecimento da Câmara Municipal, algo que me alegra muito e que queremos dar continuidade”, diz o Artur Júnior. “Porém não podemos esquecer dos posicionamentos muitas vezes duros que tivemos ao longo dos últimos anos, com o fim do complicado governo Bolsonaro, a virada para o governo progressista de Lula, a violência nas escolas estaduais de Limeira, as práticas antissindicais, a campanha pela redução da jornada de trabalho com o fim da escala 6×1, e a isenção do Imposto de Renda, pedimos respeito e cuidado aos preceitos humanitários no caso que envolveu o assentamento Elizabeth Teixeira. Ampliamos a ação em nossas redes sociais, tudo para contrapor discursos, narrativas, fake News, levar conhecimento e razão para a sociedade”.
Nesse sentido, houve também a ampliação e dinamização do programa A Hora do Trabalhador, parceria da USTL com a rádio Educadora 1020 AM. O programa, diário, passou para as 18h – horário considerado nobre –, e ampliado para uma hora de duração. Aos sábados, o programa tem duas horas, das 10h às 12h – sempre sendo transmitido em todas as plataformas virtuais da emissora.
“Nossa comunicação é importante – nesse sentido, contamos com entidades parceiras que não são associadas da USTL, mas nos apoiam. Fazemos um trabalho que é elogiado em todo o país”, diz Artur Júnior. “Além de levar informação para os trabalhadores, é um mecanismo de transparência do movimento sindical da cidade.”, finaliza.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.