Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

BRK aumenta eficiência do processo de tratamento de água de Limeira

Qualidade da água distribuída, que já atendia aos rigorosos padrões do Ministério da Saúde, foi ampliada após a regeneração do meio filtrante, que faz parte da etapa final do tratamento


Por Redação Educadora Publicado 14/10/2024
BRK aumenta eficiência do processo de tratamento de água de Limeira
Foto: Divulgação/BRK

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água de esgoto em Limeira (SP), concluiu o balanço das primeiras semanas de operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) após a regeneração da camada filtrante, uma das etapas finais do processo de produção de água potável.

Os resultados comprovaram o aumento da eficiência operacional em remoção de turbidez em 29,9%, reforçando a qualidade do produto final que já é distribuído dentro dos rigorosos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

“Aprimorar os padrões de tratamento para entregar água de qualidade aos limeirenses faz parte do trabalho diário da BRK. E a ação realizada desta vez na camada filtrante, como atesta a análise feita pela equipe técnica, alcançou esse objetivo. Houve aumento no padrão de qualidade da água tratada que, vale salientar, já era elevado”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da concessionária.

A ETA de Limeira, localizada no Parque Hipólito, possui seis filtros rápidos descendentes com câmara dupla. Neles se concentram camadas de areia e antracito, um carvão mineral fóssil compacto e rico em carbono. O antracito é reconhecido por sua grande capacidade de retenção de partículas e alta vazão de filtragem.

A produção de água potável em Limeira utiliza os dois compostos (antracito e areia), o que aumenta significativamente a qualidade do processo, que é capaz de reter agentes biológicos, tornando o tratamento muito mais eficiente. Todas as seis unidades de filtração receberam a melhoria.

O processo de regeneração incluiu a completa remoção do meio filtrante existente nos tanques, a limpeza e a peneiração mecânicas deste material e o retorno do composto em boas condições aos tanques de filtragem.

“As ações constantes do sistema de tratamento reforçam o compromisso da companhia com a qualidade. São investimentos que nos direcionam sempre no caminho de levar o saneamento muito além do básico”, destaca Alexandre.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.