Câmara de Limeira aprova reforma administrativa que corta cargos e cria novas secretarias

Com economia prevista de R$ 25 milhões ao ano, proposta do prefeito Murilo Félix reduz número de cargos comissionados e funções gratificadas e cria cinco novas secretarias para modernizar a gestão pública


Por Redação Educadora Publicado 06/05/2025
Câmara de Limeira aprova reforma administrativa que corta cargos e cria novas secretarias
Foto: divulgação

A Câmara Municipal de Limeira aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (6), o Projeto de Lei da Reforma Administrativa da Prefeitura, protocolado no Legislativo no último dia 23 pelo prefeito Murilo Félix. A proposta promove um enxugamento na estrutura da administração pública, com corte de 128 cargos, entre comissionados e funções gratificadas, além da redução salarial dos cargos mantidos. A medida deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 25 milhões por ano aos cofres públicos.

A reforma faz parte do plano de governo do prefeito e atende também a uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que declarou inconstitucional parte dos cargos vigentes na atual estrutura municipal. “Foi uma promessa de campanha minha enxugar a máquina e, assim, promover mais eficiência no gasto público”, afirmou Murilo Félix.

Apesar da redução no número de cargos – de 622 para 494 –, o número de secretarias municipais será ampliado de 18 para 21. A reestruturação inclui a criação de cinco novas pastas especializadas: Secretaria do Agronegócio e Áreas Rurais; Secretaria de Proteção Animal; Secretaria de Tecnologia e Gestão Eficiente; Secretaria de Turismo e Eventos; e Secretaria de Valorização e Preparação para o Trabalho.

Segundo o prefeito, a criação das novas secretarias não comprometerá o objetivo de economia. “A especialização é uma medida que vem sendo adotada tanto na iniciativa privada quanto em outros órgãos públicos, para dar mais eficiência e foco ao trabalho. Lembrando que, mesmo com as novas pastas, vamos reduzir em 20,5% o número de cargos. Ou seja, cortamos e redistribuímos”, explicou.

Além da Prefeitura, o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) também passará por uma reforma administrativa, cujo projeto será enviado separadamente à Câmara nos próximos dias, com previsão de gerar ainda mais economia à estrutura do Executivo.

A nova organização da Prefeitura inclui as seguintes pastas:

  • Gabinete do Prefeito
  • Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos
  • Secretaria Municipal de Comunicação Social
  • Secretaria Municipal de Administração
  • Secretaria Municipal de Fazenda
  • Secretaria Municipal de Tecnologia e Eficiência
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento
  • Secretaria Municipal de Agronegócios e Áreas Rurais
  • Secretaria Municipal de Proteção Animal
  • Secretaria Municipal de Habitação
  • Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil
  • Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo
  • Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos
  • Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Secretaria Municipal de Cultura
  • Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
  • Secretaria Municipal de Turismo e Eventos
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
  • Secretaria Municipal de Valorização e Preparação para o Trabalho

Com a aprovação legislativa, a Prefeitura inicia a implementação das mudanças, que visam aumentar a eficiência da gestão e reduzir os custos com a máquina pública.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.