Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

‘Castra + Limeira’ completa 1 ano e contabiliza 5.650 cirurgias de cães e gatos

O programa responde pelo maior número de castrações da Administração Municipal, que também oferece o procedimento no Departamento de Bem-Estar Animal


Por Redação Educadora Publicado 16/12/2023

Facilitar o acesso à castração de cães e gatos. Essa é a proposta do “Castra + Limeira”, programa da Prefeitura de Limeira, executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que chega neste domingo (17) ao primeiro ano de existência.

O programa responde pelo maior número de castrações da Administração Municipal, que também oferece o procedimento no Departamento de Bem-Estar Animal (DPBEA). Juntas, as ações proporcionaram nos últimos 12 meses, 5.650 castrações, sendo 3.500 cães e 2.150 gatos. Os procedimentos são oferecidos gratuitamente.

Previsto no plano de governo do prefeito Mario Botion, o “Castra + Limeira” recebeu investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão. Desse total, R$ 1 milhão são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi. “A castração de cães e gatos é uma questão de saúde pública, que auxilia no controle populacional e na redução de animais abandonados nas ruas”, destaca o prefeito Mario Botion. “Agradeço ao deputado Miguel Lombardi pelo apoio a essa iniciativa, com a destinação de recursos”, completou.

O deputado federal Miguel Lombardi, por sua vez, reforçou a importância do programa. “Inauguramos uma política pública inédita e que entra para a história da nossa comunidade. O respeito, o cuidado e o carinho promovem efeitos positivos para todos. Enquanto estiver em Brasília, vamos avançar ainda mais nos investimentos em todas as áreas para nossa cidade”, citou o deputado federal.

Até o momento, o “Castra + Limeira” contabiliza 26 edições, em 14 bairros da cidade, pelo sistema de mutirão. A próxima edição está marcada para dia 23, no Jd. Lagoa Nova, durante o Prefeito no Bairro, na Emeief Aracy Nogueira Guimarães. Os atendimentos devem ser agendados previamente (links abaixo).

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, salienta a importância do programa. “Essa ação garante mais qualidade de vida aos animais, evitando o aparecimento de tumores de mama, de próstata e de testículos, gestações psicológicas, infecções uterinas, entre outras doenças”, frisou. “Além disso, trata-se de um serviço essencial, principalmente para as pessoas que não podem cobrir as despesas com clínicas particulares”, acrescentou. 

ÔNIBUS ADAPTADOS

O mutirão de castração ocorre em dois ônibus adaptados. A ação é voltada a animais a partir dos 6 meses de idade, que devem estar em jejum de 6 a 8 horas. Antes da cirurgia, cães e gatos são submetidos à avaliação clínica minuciosa que indicará se eles estão aptos ao procedimento. Só após aprovação nesta etapa é que a equipe veterinária iniciará o processo, com aplicação de anestésico e cirurgia.

“A castração é um procedimento de baixa complexidade porém, como se trata de uma cirurgia, o animal necessita de cuidados. Ainda assim a recuperação, geralmente, é muito rápida”, comentou o veterinário e diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Reinaldo Buck Belussi.

O programa também atende demanda da vereadora Tatiane Lopes, que destinou verbas por meio de emendas impositivas. Para conseguir uma vaga, é necessário fazer cadastro prévio. A inscrição deve ser feita por meio de dois links: um específico para gatos (form.jotform.com/232073115274650) e outro para cães (form.jotform.com/castramais01abr/cadastro-castra-cachorro-2810).

No momento da inscrição, o interessado preencherá os dados e escolherá o horário disponível para o procedimento. Depois de concluído, o munícipe receberá um informativo sobre os procedimentos pré e pós-operatórios.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.