Centro do Alzheimer: entenda como está o projeto em Limeira

Vereador Marcelo Rossi busca a criação Centro de Atenção e Prevenção da Doença de Alzheimer (CAPAZ) na cidade


Por Redação Educadora Publicado 16/07/2025

O vereador Dr. Marcelo Rossi, autor da Lei 5.833/17, se reuniu no início deste mês de julho com a secretária de Urbanismo, Ana Cristina Machado, para contribuir com a elaboração do projeto do Centro de Atenção e Prevenção da Doença de Alzheimer (CAPAZ) de Limeira (SP).

“É uma etapa técnica complexa e importantíssima pois, a partir do projeto somaremos forças com o Executivo, recorrendo inclusive a outras instâncias de governo para pleitear recursos. Já temos uma área municipal definida. Mas não podemos pedir verba para a construção sem o projeto”, explica o vereador, que também apresentou indicação na Câmara Municipal para oficializar o pedido do CAPAZ ao prefeito Murilo Felix.

A Diretora de Projetos, Alessandra Argenton, e a arquiteta Juliana Tintori também participaram da reunião, que tratou desde modelos de atendimento e serviços a serem oferecidos até detalhes do imóvel que fazem a diferença. A necessidade de criar ambientes acolhedores e espaços para atendimentos terapêuticos com atividades que estimulam o aspecto cognitivo, como música, dinâmicas, jogos e oficinas da memória também foi tratada. Dicas como não usar espelhos, por exemplo, para evitar confusão mental, e até mesmo cores apropriadas foram abordadas pelo vereador, que é médico geriatra.

As profissionais solicitaram ainda ao Dr. Marcelo informações que ajudam a diferenciar o CAPAZ de outros serviços aos idosos oferecidos pela Prefeitura, como o Centro de Referência do Idoso, que está em reforma do prédio; e o Centro Dia, que está nos planos da atual administração; além de os atendimentos já existentes tanto na área de Saúde quanto social, por meio do Ceprosom.

A próxima etapa é um novo encontro com a participação da secretária de Saúde, Maria Helena Chen. “Vamos ouvir a secretária, considerando as ações pretendidas, com base na Lei do Alzheimer, com a estrutura do poder público”, acrescenta Ana Cristina.

Em março, o prefeito Murilo Félix e o vereador conversaram sobre a estrutura de funcionamento no futuro centro. Em busca de sugestões e orientações, fizeram uma videoconferência com Fernando Aguzzole, renomado estudioso do processo de envelhecimento e da demência, que estava na Holanda, país que o Dr. Marcelo visitou para conhecer de perto as políticas públicas voltadas para a população idosa.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.