Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Chuva Preta: o que é o fenômeno que pode atingir Limeira e região

Em Limeira, há previsão de chuva somente após o dia 20 de setembro.


Por Nani Camargo Publicado 12/09/2024
chuva preta
Crédito: Freepik

O interior do Estado de São Paulo pode registrar nos próximos dias um fenômeno chamado chuva preta.

Uma frente fria se desloca em direção à região sudeste e central do Brasil com o potencial de favorecer a formação de chuvas.

Com isso, segundo o Climatempo, existe a possibilidade da formação de chuva com uma coloração escura.

Segundo o Climatempo, o avanço da frente fria deve trazer chuva para a região a partir deste fim de semana.

Em Limeira no entanto, há previsão de chuva somente após o dia 20 de setembro.

Porém, mesmo que a frente fria traga algum alívio para as regiões afetadas pela onda de calor e pela fumaça, a chuva não será capaz de dissipar por completo o bloqueio atmosférico que mantém a onda de calor sobre a região.

“Todas as gotas de chuvas, se formam através de um núcleo de condensação, cujo núcleo é conhecido cientificamente como aerossóis, e esse aerossol, pode ser um polem ou uma particula de poeira, que atraem a umidade nas alturas da nuvens e começam a crescer e a ganhar peso, e se juntam aos outros núcleos, e assim formam as nuvens. Quando uma região passa a ter muitas fumaças (névoa seca), no lugar da partícula de areia (poeira) ou polens, as gotas se formam numa partícula de carvão em suspensão. Assim. As primeiras chuvas sempre são um tanto escuras ou chuvas pretas”, explica o professor aposentado de Hidrologia e Drenagem da Unicamp, Hiroshi Paulo Hioshizani

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.