Com UTI lotada, Santa Casa de Limeira tem fila de espera por leitos
Cinco pacientes em estado grave estão na emergência do hospital aguardando por Ieitos; mais três pacientes foram intubados na emergência, e outro, na enfermaria, já que não há vagas na UTI

No início da tarde desta quarta-feira (2), pelo menos nove pacientes aguardavam por um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Limeira, que está com 100% de ocupação. A informação é do diretor técnico do hospital, Luís Francisco de Oliveira, que deu entrevista ao programa Meio Dia, da Educadora. Segundo o médico, cinco pacientes em estado grave estão na emergência do hospital aguardando por um leito de UTI. Mais três pacientes foram intubados no setor de emergência, e outro, na enfermaria, já que não há vagas na UTI. “Os 20 leitos da UTI para adultos estão ocupados, dez deles com pacientes diagnosticados com covid-19. Dos dez pacientes com coronavírus, oito estão intubados”, informou Oliveira.
Na semana passada, a UTI da Santa Casa Limeira já havia atingido a marca de 100% de ocupação dos leitos. O hospital atende pacientes do SUS e está com a estrutura em colapso devido ao aumento dos casos de covid-19 em Limeira. Para dar conta da demanda, apenas cirurgias de urgência, emergência e em pacientes oncológicos estão sendo realizadas pela Santa Casa. Além disso, o hospital só tem insumos – incluindo medicamentos e sedativos – para realização de cirurgias durante os próximos cinco dias, um estoque considerado baixíssimo, segundo o diretor técnico.
SUSPEITAS DE COVID-19
Oliveira também afirmou que o número de pacientes que buscou por atendimento na Santa Casa de Limeira com sintomas da covid-19 quase dobrou durante o mês de maio. De acordo com o diretor técnico, em abril, foram 594 suspeitas, e em maio, 990. Além da Unidade de Referência Coronavírus (URC), anexa ao Hospital Humanitária, que está com a estrutura lotada, a Santa Casa também recebe pacientes do SUS com suspeita ou diagnóstico do novo coronavírus.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.