Comissão de Saúde propõe à Prefeitura medidas para plano de enfrentamento do coronavírus
Entre as propostas está a criação de um hospital especializado para o atendimento dos casos da doença
Em reunião nessa quinta-feira, 19 de março, a Comissão de Saúde deliberou a expedição de ofício com propostas de medidas para Plano de Enfrentamento ao Coronavírus em Limeira. O documento foi proposto pelo vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), presidente em exercício da Comissão, e recebeu contribuições da vereadora Lu Bogo (PL), secretária. O ofício será encaminhado à Prefeitura.
O documento elaborado é composto por 20 pontos, com propostas específicas para promoção de ações integradas, envolvendo áreas como saúde, mobilidade urbana e assistência social. O vereador Dr. Rafael Camargo destacou a importância dos múltiplos esforços dedicados à prevenção da doença.
“Apesar da necessidade de a população ficar em casa, alguém precisa estar à frente tomando as diretrizes para minimizar o impacto da doença na nossa cidade, pois além do coronavírus, temos o surto de influenza e de dengue. Como médico, eu não poderia deixar de contribuir”, defendeu o parlamentar.
Confira a lista com todas as medidas propostas:
- Criação de um canal aberto de comunicação interativo com a população local, para tirar dúvidas em caso de suspeita de infecção pelo coronavírus (COVID-19), utilizando-se ainda de mídia impressa e digital e canal de vídeo institucional para conscientização das ações a serem tomadas, inclusive com disponibilidade de telefones específicos.
- Fluxograma de triagem para atendimento específico na rede de saúde, sendo que: os indivíduos que não apresentarem problemas respiratórios sejam orientados e encaminhados de preferência para as UBS´s; aqueles com sintomas de gripe e problemas no sistema respiratório, sejam encaminhados aos PA´s e UPA´s para atendimento. Obs.: Ocorrendo a sobrecarga no atendimento das PA´s e UPA´s e havendo um elevado número de casos, poderá ser revisto o fluxograma de atendimento para que o Poder Executivo, por meio das UBS´s, promovam a capacitação para prestar o pronto-atendimento.
- Transferência da pediatria do Hospital da Criança para a Santa Casa e/ou Humanitária, a fim de criar um hospital especializado para o atendimento do coronavírus.
- Elaboração de plano de parceira com clínicas cirúrgicas para promoção da utilização de seus equipamentos respiratórios (ventilação mecânica), para tratamento de pacientes com caso grave e/ou urgência.
- Utilização da verba de subsídio do transporte coletivo para infraestrutura da saúde, para tratar os casos de coronavírus no âmbito municipal e compra de equipamentos em geral.
- Utilização da verba de contingência para colaborar com o atendimento dos casos de coronavírus no âmbito municipal.
- Utilização da verba de multas para infraestrutura da saúde, para atendimento dos casos de coronavírus no âmbito municipal.
- Decretar estado de calamidade pública no Município de Limeira, pelo Poder Executivo, caso ocorra descontrole da situação.
- Promoção de mobilização da rede hoteleira, pelo Poder Executivo, para disponibilizar quartos para isolamento de pacientes com sintomas da CODIV-19.
- Verificar a possibilidade de limitação do número de passageiros e usuários no transporte coletivo municipal, mantendo a distância segura entre os usuários com a inutilização de assentos dentro dos veículos.
- Manutenção do atendimento médico, com limitação de três atendimentos por hora, para evitar aglomerações e para os pacientes considerados crônicos.
- Avaliar a utilização da Policlínica e do centro de especialidades do Rubi, como pontos de atendimento para a população.
- Retirada das receitas médicas pelos atendidos e/ou responsável na UBS, uma vez que as especialidades estarão com os atendimentos reduzidos.
- Contratação emergencial de profissionais de saúde, em caso de sobrecarga no atendimento referente ao tratamento do coronavírus.
- Evitar visitas em casa de repouso e asilo na cidade de Limeira.
- Transferir as vacinas gripais distribuídas pelo Governo a ser aplicada nas farmácias por meio de cadastro prévio.
- Suspender, no momento adequado, as férias dos profissionais de saúde.
- Promoção de parceria com o comércio em geral para venda de álcool em gel e máscaras sem margem de lucro diante da epidemia.
- Estabelecer o diálogo do Poder Executivo com o Procon, para evitar prática de preços abusivos na venda de álcool em gel e máscaras.
- Criação de uma comissão de fiscalização, pelo Poder Municipal, do controle de preços abusivos na venda de álcool em gel e máscaras junto das farmácias e comércios em geral.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.