Conheça a história do limeirense que plantou mais de 150 mil árvores
A iniciativa teve início na década de 1980, quando Waldomiro começou a produzir mudas para reflorestar o entorno de uma nascente
Aos 90 anos, o produtor rural Waldomiro Jorge Ivers carrega consigo uma história de dedicação à natureza. Nos últimos 35 anos, ele plantou aproximadamente 150 mil árvores, a maioria delas na propriedade Laranja Azeda, localizada no Bairro Pinhal, em Limeira (SP). “Tenho muito orgulho de ter feito isso aqui; estamos na sombra dessas árvores que foram produzidas por mim”, afirma.
A iniciativa teve início na década de 1980, quando Waldomiro começou a produzir mudas para reflorestar o entorno de uma nascente. “Na época, me diziam que era uma bobagem. Mas eu falei não, precisamos cuidar da natureza, porque a natureza é nossa mãe”, relembra. O primeiro plantio ocorreu em 1988 e contou com a participação de amigos que compartilhavam do mesmo ideal.
Desde então, o produtor passou a receber diversos grupos de visitantes interessados em conhecer o seu trabalho. Escolas também organizam visitas ao local, permitindo que crianças aprendam sobre a importância da preservação ambiental diretamente com o exemplo do agricultor.
Segundo Waldomiro, a mata ciliar e técnicas como a curva de nível são essenciais para evitar o assoreamento de nascentes e córregos. “Quando chove, a água entra pela curva de nível e penetra o solo, abastecendo a nascente”, explica. Essas ações têm impacto direto no abastecimento de água de Limeira, pois a nascente em sua propriedade deságua no Ribeirão Tabajara e, posteriormente, no Ribeirão Pinhal, um dos mananciais que abastecem o sistema hídrico da cidade.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.