Cursinho Colmeia abre inscrições para preparação ao ensino superior em Limeira
Projeto oferece 350 vagas para jovens e adultos sem diploma universitário
O cursinho pré-vestibular Colmeia está com inscrições abertas em Limeira (SP) para jovens e adultos interessados em ingressar no ensino superior. A iniciativa é voltada a moradores do município que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando o 3º ano e que não possuam diploma de graduação. O projeto é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Limeira e a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp).
Em 2025, o Colmeia já contabiliza 38 aprovações em universidades públicas e privadas, número que pode aumentar com as próximas chamadas. Os estudantes aprovados foram recepcionados nesta quarta-feira (4), no Teatro Nair Bello, em encontro que reuniu alunos, familiares e representantes das instituições envolvidas.
Entre os aprovados está Guilherme Marabini Lima, de 20 anos, que ingressará no curso de filosofia da Unicamp. Ray dos Santos Sampaio, de 18 anos, optou pelo curso de medicina na Unesp após aprovação em três universidades. Já Eloiza Vitória da Silva, também de 18 anos, escolheu fonoaudiologia na USP, após obter aprovação em três instituições.
O Colmeia oferece 350 vagas presenciais, distribuídas em turmas nos períodos da tarde e da noite. As inscrições seguem até o dia 13 de fevereiro e devem ser feitas pelo site da Secretaria de Educação (www.sme.limeira.sp.gov.br), na seção “Inscrição para Cursinho Pré-Vestibular Colmeia”. O preenchimento completo do formulário on-line é obrigatório.
A seleção será realizada pela Secretaria de Educação, com análise documental e socioeconômica. A classificação dos candidatos seguirá o critério de renda familiar. A lista dos selecionados está prevista para ser divulgada até 20 de fevereiro. As aulas começam em 24 de fevereiro e serão realizadas no Centro Comunitário do Morro Azul, localizado na Rua Francisco Bisca, nº 121.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.