Diocese de Limeira abre oficialmente o Ano Jubilar da Esperança
Presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, a cerimônia reuniu o clero diocesano, seminaristas e representantes leigos das 95 paróquias da diocese
A Diocese de Limeira iniciou, neste domingo, 29 de dezembro, Solenidade da Sagrada Família, o Ano Jubilar da Esperança com uma procissão e Missa, Presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano, a cerimônia reuniu o clero diocesano, seminaristas e representantes leigos das 95 paróquias da diocese, em um ato de profunda fé e renovação espiritual.
Com início na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, a celebração foi marcada por um forte simbolismo. Após a proclamação da Bula Papal que institui o Ano Jubilar, todos os presentes seguiram em procissão até a Catedral Nossa Senhora das Dores, demonstrando a união e a caminhada conjunta em direção à esperança.
Na porta da catedral, Dom José, em um gesto significativo, tomou a cruz que havia sido levada na procissão e a elevou para a veneração de todos os fiéis presentes. Em seguida, todos adentraram a catedral, dando continuidade aos ritos litúrgicos.
Em sua homilia, Dom José destacou as palavras do Papa Francisco sobre o Ano da Esperança e chamou a agtenção de todos os fiéis para um tempo especial que a Igreja vive a partir deste dia, onde todos são convidados a “ser peregrinos e portadores de esperança, testemunhando de modo credível e atraente a fé. atraindo as pessoas para Cristo através de pequenos gestos concretos, como levar um sorriso ao outro, um serviço fraterno e um gesto de amizade”.
Ao final da celebração, como sinal do compromisso e da participação de cada comunidade paroquial nesse Ano Jubilar, os representantes das paróquias receberam das mãos de Dom José dois símbolos: uma lamparina, que representa a luz da fé que deve iluminar os caminhos de cada um, chama da esperança que nunca deve se apagar, e o ícone de Nossa Senhora da Esperança, que recorda o olhar amoroso da Mãe de Deus.
O Papa Francisco, no dia 9 de maio, na Solenidade da Ascensão, entregou a Bula de proclamação do Ano Santo aos representantes da Igreja nos cinco continentes presentes na basílica de São Pedro. A Bula, dividida em 25 pontos, contém súplicas, propostas, apelos em favor dos presos, dos doentes, dos idosos, dos pobres, dos jovens, e anuncia as novidades de um Ano Santo que tem como tema “Peregrinos de esperança”.
Ao longo deste ano de 2025, a diocese estará promovendo Missa Jubilares que convidam a todos os diocesanos a refletirem sobre o tema da esperança, a aprofundarem a vida espiritual e a testemunharem a fé no dia a dia.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.