Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Doação de árvores frutíferas tem procura maior que o esperado

Mês do Meio Ambiente 2023 terá outras ações de doação de mudas frutíferas


Por Redação Educadora Publicado 09/06/2023
Doação de árvores frutíferas tem procura maior que o esperado
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realizou nesta quarta-feira (7), na praça Toledo Barros, uma ação de doação de mudas frutíferas e de composto orgânico à população. A iniciativa faz parte da programação da Prefeitura de Limeira em torno do Mês do Meio Ambiente 2023. A procura pelas árvores foi tamanha que, por volta das 10h, as 100 mudas levadas ao estande montado na praça estavam quase esgotadas. Foi necessário pedir mais uma remessa, com 60 mudas.

“Ficamos muito felizes com o resultado dessa atividade, pois o interesse pelo plantio de árvores, principalmente frutíferas, desperta nos moradores a sensação de pertencimento, de contato mais próximo com espécies muitas vezes desconhecidas”, salientou a responsável pela pasta, Simone Zambuzi. Ela destacou, ainda, que a expansão de árvores frutíferas na cidade é uma medida solicitada pelo prefeito Mario Botion, como forma de garantir alimento à fauna urbana.

Dentre as frutíferas doadas, havia jabuticabeira, cabeludinha, cerejeira-do-rio-grande, romã e araçá amarelo. Janir Soares Silva, de 67 anos, morador no Parque Hipólito, levou para casa uma cabeludinha. Ele contou que vem cuidando de uma área verde, próxima à casa dele. O local já abriga ipê, amoreira, abacateiro, acerola e jabuticabeira, árvores que, agora, farão companhia à cabeludinha. “Acho ótima essa doação de mudas, cada cidadão deveria plantar uma árvore”, afirmou.

Érica Marlei Laurindo, de 48 anos, levou uma cerejeira-do-rio-grande para casa. Morando em casa alugada, ela observou que irá pedir autorização da imobiliária para plantar a árvore na calçada. “Essa é uma atitude muito boa pelo meio ambiente”, ressaltou. Outro munícipe que também garantiu uma muda foi Elton da Silva, de 34 anos, do bairro São Manoel. Trabalhando como repositor de frutas no Covabra, ele revelou ser um admirador da natureza. “O desmatamento é grande, plantando árvores frutíferas estamos ajudando a sobrevivência dos passarinhos”, comentou.

A atividade de hoje na Toledo Barros foi a terceira ação de doação de mudas, prevista no cronograma do Mês do Meio Ambiente 2023. Na segunda-feira (5), a atividade foi realizada no Paço Municipal e na própria Toledo Barros. Ao todo, a população levou para casa aproximadamente 100 mudas. Na próxima semana, estão previstas novas ações. Confira os locais:

12/6 – das 8h30 às 14h30 – Doação de mudas em frente da Catedral Nossa Senhora das Dores (Igreja Matriz);

15/6 – das 8h30 às 14h30 – Doação de mudas em frente da Catedral Nossa Senhora das Dores (Igreja Matriz); 

19/6 – das 8h30 às 14h30 – Doação de mudas na Praça Cel. Flamínio; 

22/6 – das 8h30 às 14h30 – Doação de mudas na Praça Cel. Flamínio;

26/6 – das 8h30 às 14h30 – Doação de mudas no Parque Cidade, próximo da Entrada D;

29/6 – das 8h30 às 14h30 – Doação de mudas no Parque Cidade, próximo da Entrada D.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.