Dom José fala sobre papa Francisco e divulga celebrações pela alma do Santo Padre

Bispo diocese de Limeira compartilhou momentos em que esteve com Francisco


Por Rafael Coelho Publicado 23/04/2025

A Diocese de Limeira (SP) realizou na tarde desta quarta-feira (23) uma coletiva de imprensa para falar sobre o falecimento do papa Francisco, ocorrido na última segunda-feira (21). Estiveram presentes o bispo diocesano de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau, o Vigário Geral da Diocese, padre Cássio Roberto Rossette e o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Diego Miquelotto.

Durante a coletiva, realizada na Cúria Diocesana, Dom José falou sobre o legado de papa Francisco e compartilhou momentos em que esteve com o líder da Igreja Católica. Dom José falou sobre a oportunidade de ter conhecido os últimos três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Dom José explicou que de acordo com as normas da Igreja, o período de luto tem início assim que ocorre a morte do papa, dando início oficial à chamada “sede vacante”, ou seja, o interregno papal. Já os Novendiales — uma série de nove dias de orações e celebrações — começam no dia do funeral, que será no sábado (26). Essas cerimônias seguirão diariamente até o dia 4 de maio, com missas sendo celebradas a cada dia.

Nesta quinta-feira (24) será celebrada na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, a Santa Missa em sufrágio do Santo Padre, às 19h30. Esta celebração se dará dentro da programação da Missa Jubilar já marcada para esta data, sendo intensificada com as intenções pelo eterno descanso do Papa Francisco.

Exéquias e sepultamento do papa

No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.