Energia furtada em condomínios de Limeira abasteceria Iracemápolis por oito dias
Dez pessoas foram presas em flagrante durante operação “Blackout”, realizada ontem (23) em condomínios de alto padrão em Limeira
Nesta terça-feira (23), equipes da Polícia Civil e funcionários da Elektro realizaram a operação “Blackout” de combate ao furto de energia em Limeira. Foram identificadas 21 irregularidades em empresas e residências fiscalizadas em condomínios de alto padrão. Ao todo, 10 pessoas foram presas em flagrante. A energia recuperada durante a operação é suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Iracemápolis, com 23 mil habitantes, durante oito dias. Só nesse ano, já foram identificadas 90 irregularidades na cidade. Além das inspeções em campo, as equipes trabalharam com o cruzamento de dados de consumo e inteligência analítica que permitiram identificar as fraudes.
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site: www.elektro.com.br .
Orientação de segurança
Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica. Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.
A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.
As informações são da assessoria de imprensa da Elektro.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.