Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enfermeira do Samu de Limeira explica manobras para salvar vítimas de engasgamento

Nos últimos dias, duas crianças se engasgaram e foram socorridas com técnicas de desobstrução das vias aéreas


Por Redação Educadora Publicado 21/08/2025

Em Limeira, duas ocorrências recentes chamaram a atenção para os riscos de engasgamento em crianças pequenas. Na última terça-feira (19), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) salvaram uma criança de 1 ano e 9 meses após ela se engasgar. Já na noite da última quarta-feira (20), homens da Polícia Militar (PM) socorreram uma recém-nascida de poucos dias, que também passou pela mesma situação.

Diante desses casos, a equipe da Educadora foi até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para conversar com a subcoordenadora de enfermagem, Fernanda Cantão. Ela explicou a importância de conhecer as manobras de desobstrução das vias aéreas e a manobra de Heimlich, que podem ser fundamentais para salvar vidas em situações de emergência.

Fernanda destacou que, em casos de engasgamento, é essencial manter a calma e agir rapidamente, aplicando corretamente os procedimentos até a chegada de socorro especializado. Segundo ela, a orientação da população é fundamental para reduzir riscos e aumentar as chances de sobrevivência.

Por Gustavo Molina

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.