Escola de Limeira conquista prêmio nacional com projeto de alerta para enchentes
Iniciativa de estudantes será apresentada na etapa internacional no Rio de Janeiro
A Escola Estadual Brasil, de Limeira (SP), foi uma das vencedoras da etapa brasileira da 3ª edição do Prêmio Escolas Sustentáveis, que reconhece iniciativas de impacto socioambiental desenvolvidas em instituições de ensino. O resultado foi anunciado no dia 17 de setembro pela Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Fundação Santillana.
O projeto limeirense, batizado de AquaTerraAlert, desenvolvido pela professora Náyra Vido e alunos do 6º ano B 2024, criou um sistema inovador de alerta antecipado para enchentes e deslizamentos, utilizando sensores, protótipos e ferramentas tecnológicas. A iniciativa envolveu cerca de 40 estudantes, beneficiando diretamente 660 pessoas da comunidade local, ao mesmo tempo em que promoveu o aprendizado em ciências, matemática e tecnologia.
Com a proposta, os jovens desenvolveram soluções que unem inovação, responsabilidade social e prevenção de riscos ambientais, tornando o projeto um exemplo de como a escola pode atuar na construção de cidades mais seguras e resilientes.
Além da instituição de Limeira, também foi premiada a Creche Municipal Magdalena Arce Daou, de Manaus (AM), que desenvolveu o projeto IncluARTE – SustentART, voltado para sustentabilidade, arte e inclusão. A ação mobilizou famílias e transformou áreas degradadas em espaços acessíveis, saudáveis e acolhedores, beneficiando cerca de 1.500 pessoas.
Criado em 2023, o Prêmio Escolas Sustentáveis já contou com a participação de mais de 3 mil instituições públicas e privadas do Brasil, Colômbia e México. Cada vencedora da etapa brasileira receberá R$ 17,5 mil e vai representar o país na final internacional, marcada para 21 de outubro, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.