Especialista explica sobre transmissão sexual da varíola dos macacos
André Ricardo Ribas Freitas, médico sanitarista e epidemiologista conversou com o programa Meio Dia, da Educadora, nesta sexta-feira (29), e falou sobre contágio e sintomas
André Ricardo Ribas Freitas, médico sanitarista e epidemiologista conversou com o programa Meio Dia, da Educadora, nesta sexta-feira (29), esclarecendo as principais dúvidas sobre transmissão da monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. “Com relação ao comunicado feito pela OMS sobre a transmissão sexual por homens que se relacionam com homens, isso foi identificado com base em um estudo europeu que avaliava o comportamento e histórico sexual dos contaminados em até três semanas anteriores à contaminação”, explicou.
- Limeira tem caso suspeito de varíola dos macacos
- Nuvem de poeira chama a atenção dos limeirenses
- Homem é preso após invadir apartamento e descumprir medida protetiva
O especialista disse que é preciso tomar cuidado com a forma em que essas informações são disseminadas, para não prejudicar grupos específicos. “Não se sabe ainda, qual etapa envolvida em uma relação sexual é capaz de provocar essa contaminação. Há muitas lesões genitais, mas também existem lesões em diversas partes do corpo. Sabendo que o parceiro possa ter tido algum sintoma característico da doença, é importante evitar o contato sexual”, destacou.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.