Evento da USTL discute desafios da luta social e do movimento sindical
O evento acontece no dia 2 de dezembro, na Câmara Municipal de Limeira
É o momento de discutir a nova realidade das relações do trabalho. Desde a Reforma Trabalhista, os ataques constantes ao movimento sindical e à classe trabalhadora, passando pela uberização e a aceleração das mais diversas formas de trabalho que surgiram no pós-pandemia e com o avanço da tecnologia; são vários os pontos que precisam de atenção redobrada dos trabalhadores e daqueles que os representam – no caso, os sindicatos.
Também tendo em mente os 40 anos da USTL – União Sindical dos Trabalhadores de Limeira e os 80 anos da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, ambos aniversários comemorados neste ano, sindicatos locais reuniram-se e planejaram o evento que agora se materializa e para o qual todos estão convidados: a Plenária Sindical – Desafios da Luta Social, do Trabalho e do Movimento Sindical.
O evento acontece no dia 2 de dezembro, na Câmara Municipal de Limeira, com credenciamento entre 8h e 9h, e encerramento às 13h. A entrada é livre.
“Há um novo cenário político. Neste terceiro governo Lula, o movimento sindical retomou o seu protagonismo relevante perante a sociedade, diferente nos governos Temer e Bolsonaro, quando havia completo desprezo pela representação dos trabalhadores. As novas formas e a precarização do trabalho, o ataque aos servidores e serviços públicos, só prova o quanto os sindicatos são importantes”, diz Artur Bueno Júnior, presidente da USTL. “Para além dos representantes dos trabalhadores de Limeira e região, convidamos palestrantes que têm muito a acrescentar aos debates e esperamos que a classe trabalhadora, a população em geral, e as autoridades também se envolvam, também participem, já que os temas são pertinentes a todos nós”.
Para falar sobre os 80 anos da CLT, o evento convidou o dr. Jorge Luiz Souto Maior, um dos maiores especialistas em Direito do Trabalho no país. Do DIEESE, Fernando Lima tem como tema “A importância da organização sindical de trabalhadores”. E o dr. Vinícius Cascone, da Cascone Advogados Associados, explana sobre a PC 32, “Os efeitos da Reforma Administrativa para os servidores e a sociedade”. Após as palestras haverá abertura para debates e a leitura de uma carta aberta do evento, apontando caminhos sobre os temas discutidos.
“Todos estão convidados a contribuir com ideias”, diz Júnior. “Os desafios são tantos que é preciso ação, envolvimento e posicionamento. Tivemos mais de seis anos de retiradas dos direitos dos trabalhadores e assim como o atual governo está reconstruindo o país, o movimento sindical tem que reconstruir a relação entre capital e trabalho por aqui – uma relação que não pode ser exploratória, injusta ou desumana. Os sindicatos estão unidos para que o avanço efetivamente aconteça”, completa.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.