Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Everton Ferreira fortalece agenda ambiental e de segurança hídrica com ações e projetos em 2025 

Atuação do parlamentar foi marcada por visitas técnicas, projetos de lei estruturantes e ações de educação ambiental


Por Redação Educadora Publicado 23/12/2025
everton na camara (38)

No ano de 2025, além da Presidência da Câmara promover segurança política e jurídica com sua atuação no município, também consolidou o vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Câmara Municipal de Limeira, como um dos principais articuladores da agenda ambiental e de segurança hídrica em Limeira.

Ao longo do período, o parlamentar liderou visitas técnicas, propôs projetos de lei estruturantes e incentivou ações de educação ambiental voltadas à preservação dos recursos naturais e ao enfrentamento de problemas históricos, como o descarte irregular de resíduos.

 A pauta hídrica ganhou destaque em setembro, quando Everton promoveu uma série de visitas técnicas a mananciais, nascentes e represas que abastecem o município.

Everton Ferreira faz balanço de mandato

A agenda incluiu pontos estratégicos das bacias do Ribeirão Pinhal e do Rio Jaguari, essenciais para o fornecimento de água à cidade, e contou com o acompanhamento do professor Hiroshi Yoshizane, da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, e do especialista em planejamento ambiental e hídrico Jaime Franco de Oliveira Júnior.

Durante as inspeções, foram identificados sinais de degradação ambiental, como o assoreamento da Represa Tabajara, reforçando a necessidade de medidas urgentes de preservação e recuperação.

Segundo o vereador, a iniciativa teve como objetivo levantar informações técnicas para subsidiar políticas públicas e futuras ações legislativas.

“A melhor forma de investir no curto prazo é olhando para o longo prazo. Preservar nossas nascentes hoje é garantir que Limeira não enfrente crises hídricas amanhã”, afirmou Everton Ferreira.

Como desdobramento dessas visitas, a Câmara, em parceria com a Escola Legislativa, promoveu o Curso Hídrico Popular.

A proposta teve etapas práticas e educativas para aproximar a população da realidade dos mananciais, do sistema de captação e tratamento de água e da importância da preservação das Áreas de Proteção Permanente (APPs).

Ainda dentro dessa agenda, Everton realizou, em outubro, uma visita técnica ao sistema de captação de água da BRK Ambiental, nos rios Jaguari e Pinhal.

Na ocasião, representantes da concessionária apresentaram dados atualizados sobre o cenário hídrico de 2025, marcado por baixos índices de chuva e redução significativa da vazão dos rios, colocando o sistema em situação de alerta.

Everton Ferreira avançou também com projetos voltados à melhoria da gestão ambiental urbana. Um dos principais é a Lei Nº 7.217/2025, que institui uma política pública para a estruturação e organização dos ecopontos no município, prevendo funcionamento contínuo, inclusive em regime de 24 horas.

A proposta tem como objetivo facilitar o descarte correto de resíduos recicláveis, especiais e da construção civil, ampliar a coleta seletiva, reduzir o envio de materiais ao aterro e combater o descarte irregular em áreas públicas.

“Oferecer estruturas adequadas é parte da solução. Ecopontos acessíveis ajudam a mudar um problema que hoje impacta diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida”, afirmou o vereador.

Outro destaque é a Lei nº 7.259/2025, conhecida como “Lei do Cacareco”.

A proposta endurece as regras para o descarte irregular de lixo e entulho quando realizado com o uso de veículos, prevendo multa, apreensão do veículo e responsabilização solidária entre condutor e proprietário. Os recursos arrecadados devem ser destinados ao Fundo Municipal de Segurança Pública.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.