Geneticista referência no Brasil lança livro na Apae Limeira
Livro será lançado na entidade nesta sexta-feira (29), às 14h, o autor médico geneticista, se baseia no estudo de cerca de 1200 deficientes intelectuais de APAES brasileiras
A Apae de Limeira participou de um projeto de pesquisa do médico Prof. Dr. João Monteiro de Pina Neto, uma das maiores autoridades brasileiras em prevenção das deficiências intelectuais. Neste livro, que será lançado na entidade nesta sexta-feira (29), às 14h, o autor médico geneticista, se baseia no estudo de cerca de 1200 deficientes intelectuais de APAES brasileiras.
- Criminosos usam nome da Unimed Limeira em golpe do e-mail falso
- IBGE abre 15 mil vagas para recenseadores; 125 são para Limeira
- Mutirão para renovação da CNH será realizado neste sábado (30)
Na obra, ele mostra quais as causas de deficiência intelectual, sejam elas não genéticas, tais como as encefalopatias anóxicas, as infecções congênitas, o álcool e drogas, assim como causas genéticas, cromossomopatias/doenças monogênicas.
Devido ao fato de as APAES não terem noção das doenças que seus alunos possuem, o autor ensina neste livro o exame clinico dos deficientes intelectuais, quais os exames complementares são uteis e como interpretá-los. Além disso, discute os fundamentos do aconselhamento genético e do diagnóstico intraútero, bem como as medidas de prevenção 1a necessárias.
QUEM É PROF. DR. JOÃO MONTEIRO DE PINA NETO
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em Genética pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (1979). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP-USP. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: genética médica, citogenética humana, aconselhamento genético e anomalias congênitas.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.