Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Homem é denunciado por desmatamento irregular nos Pires, em Limeira

GCM e Prefeitura identificaram cerca de 47 árvores derrubadas em área protegida na zona rural


Por Redação Educadora Publicado 30/07/2025

Um morador do bairro dos Pires, na zona rural de Limeira, foi denunciado por desmatamento irregular em uma Área de Preservação Permanente (APP), na manhã desta quarta-feira (30). A Guarda Civil Municipal (GCM), em conjunto com uma equipe da Prefeitura, foi até o local após receber a denúncia e constatou a presença de aproximadamente 47 árvores derrubadas, número bem acima do permitido segundo a legislação ambiental.

O morador alega ter um documento expedido pela própria Prefeitura autorizando a supressão de até 10 árvores em sua propriedade. No entanto, segundo a fiscalização, as árvores abatidas ultrapassam em muito essa autorização e caracterizam intervenção indevida em área protegida.

Ainda de acordo com as informações apuradas, a denúncia provavelmente foi feita por outros moradores da região, que relataram ter visto árvores sendo queimadas e derrubadas na área. O morador afirmou às autoridades que as árvores cortadas já estariam caídas anteriormente e que ele apenas fez a limpeza do local, sem cortar nenhuma das 10 árvores autorizadas pelo documento que possui.

A situação será encaminhada aos órgãos ambientais competentes e poderá resultar em sanções administrativas e, eventualmente, penais. A área segue sob monitoramento da Prefeitura e da GCM, por meio do Pelotão Ambiental.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.