Homem é denunciado por desmatamento irregular nos Pires, em Limeira
GCM e Prefeitura identificaram cerca de 47 árvores derrubadas em área protegida na zona rural
Um morador do bairro dos Pires, na zona rural de Limeira, foi denunciado por desmatamento irregular em uma Área de Preservação Permanente (APP), na manhã desta quarta-feira (30). A Guarda Civil Municipal (GCM), em conjunto com uma equipe da Prefeitura, foi até o local após receber a denúncia e constatou a presença de aproximadamente 47 árvores derrubadas, número bem acima do permitido segundo a legislação ambiental.
- Duas motos são furtadas em Limeira na mesma noite
- Motorista embriagado capota carro com filha, surta e dá socos no para-brisa em Cordeirópolis
- Jovem de 21 anos é presa por tráfico de drogas em Iracemápolis
O morador alega ter um documento expedido pela própria Prefeitura autorizando a supressão de até 10 árvores em sua propriedade. No entanto, segundo a fiscalização, as árvores abatidas ultrapassam em muito essa autorização e caracterizam intervenção indevida em área protegida.
Ainda de acordo com as informações apuradas, a denúncia provavelmente foi feita por outros moradores da região, que relataram ter visto árvores sendo queimadas e derrubadas na área. O morador afirmou às autoridades que as árvores cortadas já estariam caídas anteriormente e que ele apenas fez a limpeza do local, sem cortar nenhuma das 10 árvores autorizadas pelo documento que possui.
A situação será encaminhada aos órgãos ambientais competentes e poderá resultar em sanções administrativas e, eventualmente, penais. A área segue sob monitoramento da Prefeitura e da GCM, por meio do Pelotão Ambiental.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.