Jovem morre em torre de energia e abastecimento de água é afetado em Limeira
Queda de energia na captação de água do Rio Jaguari foi causada pela morte um jovem que se pendurou em uma torre de energia elétrica em Engenheiro Coelho; suspeita é de suicídio
Vários bairros de Limeira sofrem com oscilações no abastecimento de água desde a noite da última quinta-feira (12), após uma parada de energia, por parte da Elektro, que interrompeu a captação de água bruta do Rio Jaguari e a estação de bombeamento São Lucas por quatro horas, suspendendo o tratamento e a distribuição de água. A queda de energia foi causada pela morte um jovem que se pendurou em uma torre de energia elétrica em Engenheiro Coelho. O rapaz, de aproximadamente 20 anos, sofria de depressão. A suspeita é de suicídio.
O corte de energia elétrica também afetou Artur Nogueira, Conchal e Mogi Mirim. A concessionária BRK Ambiental informou que a situação do abastecimento em Limeira se agravou nesta sexta-feira (13) porque os níveis dos reservatórios do município ainda não tinham se recuperado completamente após a parada de energia, que ocorreu entre a tarde e noite de quinta-feira (12).
O diretor de operações da concessionária, Rodrigo Dias, explica que as regiões afetadas são as localizadas nas partes mais altas do município e abastecidas pelos reservatórios Gino, Limeirense, Nossa Senhora das Dores, Duque de Caxias e Roland. “Esses bairros podem ter o abastecimento comprometido caso os níveis dos reservatórios não sejam suficientes para atender a demanda de consumo dessas regiões”, afirma.
Técnicos da concessionária têm atuado desde o início da manhã com medidas operacionais, em monitoramento e manobras no sistema para minimizar os impactos e garantir a distribuição de água em todas as regiões do município. De acordo com a BRK Ambiental, para 15% dos bairros afetados, a normalização do sistema deve acontecer até sábado (14). Para outros 5% dos bairros, a previsão é apenas para o domingo (15). A relação completa dos bairros pode ser consultada no site da BRK Ambiental.
Quatro caminhões pipa já estão disponibilizados para atendimento dos pontos mais críticos, atendendo a chamadas de clientes e realizando o transporte de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) até os reservatórios que apresentarem níveis mais baixos.
MANUTENÇÃO EMERGENCIAL
Além do acidente, o abastecimento e água também foi afetado por uma manutenção emergencial realizada na manhã dessa sexta-feira (13) na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limeira, localizada no Parque Hipólito, suspendeu por duas horas o tratamento de água no município. A medida foi adotada em razão de um problema detectado no sistema de cloração da unidade; sistema fundamental e necessário para garantir a potabilidade e a distribuição de água com qualidade à população.
A concessionária informou que o serviço emergencial está concluído, tendo sido realizado entre às 6h e 8h da manhã, mas ainda pode gerar impacto no abastecimento em cerca de 20% da cidade. Os outros 80% estão com o fornecimento de água normalizado, porém podem notar redução de pressão ao longo dos próximos dias até que todo o sistema esteja totalmente regularizado, o que deve ocorrer até o domingo, dia 15.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.