Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira 199 anos: dos monumentos aos prédios históricos

Cidade reúne patrimônios que contam desde a formação no século XIX até símbolos da modernização


Por Rafael Coelho Publicado 15/09/2025

Limeira (SP) chega aos 199 anos celebrando não apenas seu desenvolvimento econômico e cultural, mas também a preservação de monumentos e prédios que ajudam a contar sua trajetória desde o século XIX. Fundada oficialmente em 15 de setembro de 1826, a cidade se tornou um importante polo agrícola, industrial e de imigração, o que deixou marcas visíveis em sua arquitetura e memória urbana.

A religiosidade está representada pela Igreja da Boa Morte, construída entre 1858 e 1867 em estilo barroco. Residências de época, como o Palacete Levy e o Palacete Tatuibi, além do antigo edifício da Chapéus Prada, hoje sede da Prefeitura, completam o conjunto arquitetônico que marcou a vida urbana.

Alguns dos marcos cívicos estão na Praça Toledo Barros, como a Gruta, construída à época da 1ª Guerra Mundial como monumento à paz, e o Obelisco, inaugurado em 1925 em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil.

A construção da Máchina São Paulo data de 1914. Os responsáveis pelo empreendimento foram Trajano de Barros Camargo e Antonio Augusto de Barros Penteado, que passaram a produzir máquinas para descascar café. Hoje, as ruínas do local preservam a história de uma das indústrias mais importantes do Brasil.

Alguns monumentos localizados em pontos estratégicos, chamam a atenção de quem passa pela cidade. A rotatória da pedra e os monumentos maçônicos trazem um destaques às rotatórias do Município.

Apesar da modernização que levou à perda de muitos prédios históricos nas décadas de 1960 e 70, Limeira mantém iniciativas de preservação, como o restauro de imóveis antigos e ações do poder público para valorizar o patrimônio.

Ao completar 199 anos, a cidade reafirma sua identidade histórica e cultural, mostrando que a preservação de seus monumentos é também um compromisso com as próximas gerações.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.