Limeira passa a integrar programa global do Waze para gestão do trânsito
Município terá acesso a dados em tempo real e poderá informar interdições diretamente no aplicativo


Limeira (SP) passou a integrar o programa Waze for Cities, iniciativa do aplicativo de navegação Waze, em parceria com o Google, que compartilha dados de trânsito em tempo real com administrações públicas.
Com a adesão, o município terá acesso a informações geradas pelos usuários do aplicativo, como registros de congestionamentos, acidentes, veículos parados, buracos e outros incidentes viários. Os dados poderão ser utilizados para apoiar o monitoramento e a organização do tráfego.
Além de receber informações, a prefeitura também poderá inserir no sistema comunicados sobre interdições programadas, obras, desvios e eventos que impactem o trânsito. Essas atualizações passam a aparecer para os motoristas que utilizam o aplicativo.
O programa é oferecido gratuitamente às cidades participantes e já é adotado por municípios no Brasil e no exterior. Segundo a administração municipal, equipes técnicas passarão por treinamento para operar a ferramenta. “Estamos colocando Limeira na rota das cidades inteligentes. A tecnologia precisa trabalhar a favor das pessoas, facilitando a mobilidade, trazendo mais segurança e eficiência para o dia a dia. E o mais importante: sem custos para a população”, afirmou o prefeito Murilo Félix.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Limeira possui mais de 260 mil veículos registrados. O município também conta com semáforos com tecnologia de ajuste automático em alguns pontos da cidade, que adaptam o tempo de abertura conforme o fluxo de veículos. “É a mobilidade baseada em dados, com decisões mais precisas e intervenções mais rápidas”, destacou o secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.



