Limeira pode aderir ao modelo cívico-militar em escola estadual

A primeira fase da consulta pública terminou em março


Por Redação Educadora Publicado 04/04/2025
Limeira pode aderir ao modelo cívico-militar em escola estadual
Foto: reprodução Alesp

Recentemente, o modelo de escolas cívico-militares tem ganhado apoio em diversas unidades de ensino no estado de São Paulo.

Limeira pode ser uma das cidades a aderir a essa mudança. Durante a primeira fase da consulta pública, que terminou em março, mais de 70 escolas de diferentes regiões do estado, incluindo algumas no interior, votaram favoravelmente à implementação desse formato de ensino. Em Limeira a escola escolhida é a E.E. “Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello”.

ESCOLA-Maria-Gertrudes-Cardoso-Rebello-Irma
E.E. “Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello”, no Pq. Nossa Senhora das Dores

A adesão ao modelo cívico-militar, que combina a disciplina militar com o ensino regular, será decidida após uma análise mais detalhada pela Secretaria Estadual de Educação. Embora a votação na escola de Limeira ainda precise ser confirmada, a adesão ao programa pode trazer transformações significativas na gestão e metodologia educacional.

O modelo, que já foi implantado em algumas escolas de outros estados, busca melhorar a segurança, a disciplina e o desempenho escolar, mas também gera controvérsias sobre os impactos na educação. A decisão final sobre as escolas selecionadas será divulgada em abril, e novas consultas públicas serão realizadas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.