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Limeira pode fechar 2025 com menor arrecadação dos últimos anos

Projeção leva em consideração os anos anteriores que mostravam níveis acima de 70% já em setembro


Por Rafael Coelho Publicado 17/09/2025
Limeira pode fechar 2025 com menor arrecadação dos últimos anos
Foto: Prefeitura de Limeira

Faltando pouco mais de três meses para o término do ano, Limeira (SP) pode fechar 2025 com déficit em receitas previstas no orçamento municipal. Com valor estimado de arrecadação de R$ 1.999.042.000 em 2025, até esta quarta-feira (17) o Portal da Transparência da Prefeitura mostra que a cidade arrecadou R$ 1.226.045.064, equivalente a 61,33% do previsto.

O alerta da cidade fechar com um orçamento muito abaixo do previsto, se dá pelo fato da maioria das receitas serem arrecadas no início do ano com pagamento dos principais impostos como ICMS, IPVA e IPTU, por exemplo. Nos anos anteriores, Limeira fechou setembro com mais de 70% do valor total arrecadado. Os dados comparativos são de acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura Municipal até o ano de 2020.

  • Orçamento previsto para 2025: R$ 1.999.042.000
    Valor arrecadado até 17 de setembro: R$ 1.226.045.064 (61,33%)
  • Orçamento previsto para 2024: R$ 1.803.060.000
    Valor arrecadado até setembro: R$ 1.297.983.935 (71,98%)
  • Orçamento previsto para 2023: R$ 1.488.572.000
    Valor arrecadado até setembro: R$ 1.127.802.730 (75,73%)
  • Orçamento previsto para 2022: R$ 1.239.315.000
    Valor arrecadado até setembro: R$ 972.441.339 (78,49%)
  • Orçamento previsto para 2021: R$ 1.070.650.000
    Valor arrecadado até setembro: R$ 848.037.949 (79,24%)
  • Orçamento previsto para 2020: R$ 1.077.909.000
    Valor arrecadado até setembro: R$ 786.545.712 (72,94%)

Desde 2020, Limeira fecha o ano com mais de 97% de arrecadação da meta prevista. Nos anos de 2021, 2022 e 2023, o Município teve um superávit, ultrapassando a meta estimada. Segundo as projeções da gestão atual, a tendência é que a cidade termine o ano com queda na arrecadação de receitas.

DESPESAS

Em audiência pública realizada no dia 27 de maio, referente ao primeiro quadrimestre de 2025, a secretária adjunta de Fazenda, Andreia Vilas Boas, apresentou os gastos que o Executivo teve no início do ano.

As despesas correspondem aos valores que custeiam os serviços oferecidos pela Prefeitura nas diversas áreas, como saúde, educação, zeladoria e obras. Andreia explicou que há três fases para a despesa: empenho (ato formal que reserva parte do orçamento para uma despesa, como a compra de um produto ou a contratação de um serviço), liquidação (momento em que se confirma que o bem foi entregue ou o serviço foi prestado conforme o contratado) e realizado (o pagamento efetivo ao fornecedor ou prestador de serviço).

Para o primeiro quadrimestre de 2025, o valor realizado foi de R$ 497.049 milhões, equivalente a 24,80% do que o Executivo havia previsto para o período. “Podemos perceber que a despesa vista pelo valor realizado está em um nível controlado, principalmente porque, sabendo da situação financeira do município, nós passamos a segurar mais as despesas”, disse na audiência a representante da Fazenda, destacando que, pelos números, é possível observar que a Prefeitura está realizando seus pagamentos em dia.

Dentre as principais despesas do município estão os valores destinados para custear a educação (R$ 129.075.964,83); saúde (R$ 131.534.998,13); obras e serviços públicos (R$ 34.345.011,53); Fazenda, responsável pelo pagamento das dívidas da Prefeitura (R$ 74.654.092,27), mobilidade urbana (R$ 30.183.598,46); segurança pública e defesa civil (R$ 16.089.762,86); urbanismo (R$ 3.003.994,40); e esporte e lazer (R$ 4.113.716,85).

Os dados referentes ao segundo quadrimestre serão apresentados em audiência pública no próximo dia 25 de setembro, a partir das 18h.

FINISA

Um requerimento feito pela vereadora Mariana Calsa (MDB) solicitou informações a respeito das obras realizadas e a serem realizadas com recursos oriundos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Em resposta no dia 29 de julho de 2025, o secretário de Fazenda, Valmir Barreira, enviou os contratos firmados no período entre 2017 e 2024, na gestão do ex-prefeito Mario Botion. São quatro contratos assinados, sendo o primeiro, de nº 519.019-90/2019, no valor de R$ 65.000.000,00; o segundo, de nº 599.691-37/2021, no valor de R$ 98.000.000,00; o terceiro, de nº 0609.517-44/2022, no valor de R$ 64.700.000,00 e o último, de nº 0615.892-21/2023, no valor de R$ 130.000.000,00.

Ainda de acordo com a resposta do requerimento, os dois primeiros contratos constam com situação finalizada e os dois últimos ainda em andamento.

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