Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira reduz fila para cirurgias em até 65% em sete meses

Levantamento também aponta redução nas filas de exames e consultas; procedimentos foram reprimidos devido à pandemia


Por Grasiele Gerondi Publicado 05/08/2022
Hospital da Criança Limeira; hospital; leito de hospital
Foto: Roberto Gardinalli

As filas de cirurgias em Limeira foram reduzidas em até 65% nos últimos sete meses. Já as de exames, em quase 46% e as consultas, em 27,7%. O levantamento foi feito pelos vereadores membros da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo.

As informações foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e atualizadas até dia 8 de julho deste ano. A Comissão comparou essa planilha com os dados referentes a dezembro de 2021 e observou que a demanda represada por cirurgias passou de 3.122 para 1.093, caracterizando a maior queda percentual entre os índices. Também houve diminuição nas filas de exames (de 11.251 para 6.087) e de consultas (de 8.006 para 5.786).  

O tema já foi alvo de uma série de ações de fiscalização dos parlamentares, por meio de requerimentos, debates e diligências, já que a fila de consultas, exames e cirurgias, que ficaram represados durante a pandemia em Limeira, era grande. Durante a pandemia, parte dos procedimentos eletivos tiveram de ser interrompidos, o que prejudicou o atendimento da população.

O presidente da Comissão na Câmara Municipal, Everton Ferreira (PSD), conta que a quantidade de pessoas nas filas e o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias era uma preocupação grande dos vereadores e, por isso, eles buscaram formas de dialogar com a Prefeitura sobre estratégias para ampliar os serviços e atender à demanda.

O vereador Marco Xavier (Cidadania) também destacou as ações de fiscalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Ele citou que, desde setembro do ano passado, os membros do colegiado pautam a gestão das filas nos serviços de saúde, cobrando a adoção de medidas para diminuição. “Sem dúvida, o papel de fiscalização dos vereadores e as tratativas entre a Comissão e a Prefeitura foram importantes para o resultado dessa redução”, considerou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.