Limeira terá pulseira de identificação para pacientes com Alzheimer
Nova lei garante fornecimento gratuito do item com nome e telefone de contato do cuidador

A Prefeitura de Limeira sancionou a Lei nº 7.143, de 8 de julho de 2025, que assegura o fornecimento gratuito de pulseiras de identificação para pacientes diagnosticados com Alzheimer. A iniciativa, de autoria do vereador Marcelo Rossi, tem como objetivo facilitar a localização e o retorno seguro de pessoas com demência que eventualmente se percam.
De acordo com a nova norma, a pulseira será padronizada pela Prefeitura e deverá conter o nome do paciente e um número de telefone para contato com familiar ou cuidador. O item poderá ser solicitado ao órgão emissor da Prefeitura por familiares ou cuidadores, mediante apresentação de laudo médico que comprove o diagnóstico da doença.
A regulamentação da lei, que inclui a definição do setor responsável e o prazo de entrega da pulseira após a solicitação, será feita por meio de decreto do Poder Executivo. A previsão é que a medida entre em vigor em até 60 dias a partir da data de publicação, conforme estabelece o texto legal.
A iniciativa complementa a Lei Municipal nº 5.833/2017, que já trata da identificação de pessoas com deficiência, e representa mais uma política de apoio à rede de cuidados com pacientes com Alzheimer em Limeira.
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