Limeira vai perder multinacional? Veja como votou cada vereador e entenda polêmica
Foram 12 votos contrários e 8 favoráveis dos vereadores
A Câmara de Limeira rejeitou na noite desta segunda-feira (15) pedido de urgência especial feito pelo governo Botion (PSD) para votação de um projeto que altera o zoneamento de uma área de interesse de uma multinacional.
Foram 12 votos contrários e 8 favoráveis dos vereadores.
As tratativas para a vinda da empresa – uma gigante do ramo de datacenter – acontece há dois meses junto ao governo municipal. Entenda o que é o empreendimento aqui.
A escolha de Limeira, segundo representantes do grupo cujo nome é mantido sob sigilo, ocorreu entre 45 cidades do Brasil.
A área, hoje rural, fica na divisa com Santa Bárbara D´Oeste e para que a terra seja comprada, há a necessidade de se alterar o Plano Diretor. O zoneamento tem que ser “urbano/industrial” e era isso que buscava o projeto discutido na sessão da Câmara de ontem: a alteração do zomeamento.
O projeto de lei complementar do Executivo foi protocolado em 10 junho. Pelo rito normal, os vereadores poderiam analisar em até 45 dias a proposta.
Segundo o prefeito Mario Botion (PSD), vereadores de oposição – como Mariana Calsa (MDB) e Constância Félix (Agir) – “seguraram” a propositura nas comissões que emitem pareceres. Ambas negam.
Segundo a Educadora apurou, a multinacional pressionou Botion para celeridade da alteração do Plano Diretor, uma vez que o grupo investidor trabalhava com um calendário que previa o aval do Legislativo até julho, para que em agosto já se iniciasse a negociação da compra da área.
No entanto, em uma sessão tumultuada na noite de segunda-feira, o Legislativo barrou a votação em regime de urgencia especial e como a Casa entra em recesso parlamentar, somente em agosto o tema voltará ma ser discutido.
Esse atraso, segundo o prefeito, pode fazer com que Limeira deixe de receber a multinacional, uma vez que várias cidades da região também disputam a vinda do empreendimento.
VEJA COMO VOTOU CADA VEREADOR
SIM AO PROJETO:
Elias Barbosa (PRTB); Farid Zaine (PL); Helder do Taxi (PSD); Lemão J. Rafá (PRTB); Lu Bogo (PL); Mara Isa (PL); Tatiane Lopes (AVANT) e Terezinha da Santa Casa (PL).
NÃO AO PROJETO:
Betinho Neves (MDB); Ceará (REPUB); Constância Félix (AGIR); Dr. Júlio (MDB); Isabelly Carvalho (PT); João Bano (SOLID); Jorge de Freitas (PRD); Jú Negão (MDB); Marco Xavier (PP); Mariana Calsa (MDB); Nilton Santos (REPUB) e Waguinho S. Luzia (PP).
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.