Limeirense de 10 anos tem artigo publicado em revista científica nacional
Mariana se tornou a brasileira mais jovem a publicar um artigo em uma revista científica nacional
Com apenas 10 anos, a limeirense Mariana Bueno de Paula Tamani publicou o seu primeiro artigo em uma revista de divulgação científica nacional. A pequena cientista fez uma análise de moedas falsas da época do Brasil colônia e para isso, precisou aprender matérias que só aprenderia mais velha.
O artigo
O artigo intitulado “Uma Conversa Além do Cofrinho” foi publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, que é voltada ao público infantil e coordenada por universidades do Rio de Janeiro.
Por meio da numismática, que é o estudo das moedas, o experimento conseguiu identificar moedas falsas que são muito parecidas com as verdadeiras. Para produzir o artigo, Mariana teve a orientação de Yuri Meyer, professor de física e pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Juntos, eles selecionaram moedas no Brasil e a partir daí iniciou o estudo, do ponto de vista histórico e econômico, para a identificação da veracidade delas. “A Mariana estava empenhada desde o primeiro momento. Ela se dedicou à pesquisa e transformou a casa dela em um verdadeiro laboratório”, conta o professor.
O artigo de três páginas exigiu que Mariana aprendesse matérias que ela só veria mais tarde, porém, para ela isso não foi um problema. A menina, que pretende seguir carreira como cientista, já planeja o próximo artigo que deve ter música como tema.
Guinness Book
“Até o momento não temos conhecimento de uma aluna tão nova ter conseguido publicar um artigo científico em uma revista. Esse é o nosso próximo passo”, afirma Meyer.
Ao lado da família da pequena cientista, Yuri iniciou um levantamento para descobrir se Mariana é a brasileira mais jovem a publica um artigo científico. Até agora, os dados apontaram que a menina de fato é a pessoa mais jovem a publicar um artigo, fato que animou o orientador. Segundo Yuri ele pretende remeter o feito ao Guinness Book.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.