Dr. Marcelo Rossi protocola moção para homenagear GCMs que salvaram criança engasgada
O caso comoveu Limeira e região
O vereador Dr. Marcelo Rossi protocolou nesta quarta-feira (22) uma Moção em Reconhecimento (223/2025) aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira (SP), Subinspetor Zanella e GCM Mello, pela ação rápida e precisa que salvou na terça-feira (19), a vida de uma criança de 1 ano e 9 meses, vítima de engasgamento no Conjunto Residencial Victor D’Andrea (Cecap).
“Sem o preparo técnico, psicológico e sem a agilidade desses heróis de farda, o desfecho seria trágico”, resume o parlamentar, ao se referir à habilidade dos GCMs na realização da manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas da criança.
O caso comoveu Limeira e região. Durante patrulhamento de rotina no bairro Cecap na tarde da terça-feira (19), o Subinspetor Zanella e o GCM Mello foram abordados por uma mãe em desespero com sua filha nos braços, apresentando sinais visíveis de asfixia.
Os guardas iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich e, após instantes de muita tensão, a ação resultou na desobstrução das vias respiratórias, permitindo que a criança voltasse a respirar normalmente. Após os primeiros socorros, a criança foi conduzida pelos próprios guardas até a Santa Casa de Limeira, onde recebeu atendimento médico e foi constatado que não havia qualquer sequela.
Na Moção, Dr. Marcelo reproduz a reação da mãe que, emocionada, expressou profunda gratidão aos agentes, referindo-se a eles como “anjos enviados por Deus” ao reconhecer a importância da atuação da dupla naquele momento decisivo.
Para Dr. Marcelo, o episódio reforça o papel essencial da Guarda Civil Municipal de Limeira não apenas na segurança pública, mas também em situações de emergência que demandam humanidade, coragem e preparo. “Como vereadores, temos o dever de fiscalizar os serviços públicos, propor e articular melhorias, mas temos também a obrigação de usar as ferramentas legislativas como essa para reconhecer o trabalho de quem faz a diferença na vida das pessoas”, finaliza. Após leitura de votação no plenário, o documento será remetido aos agentes da Guarda Civil Municipal de Limeira, Subinspetor Zanella e GCM Mello, e ao secretário adjunto de Segurança Pública, Henrique Cassiano Paes.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.