Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Microsoft confirma unidade da multinacional em Limeira 

Segundo a empresa, a unidade em Limeira será um dos maiores datacenters da América Latina


Por Redação Educadora Publicado 02/10/2024

A Microsoft confirmou que irá instalar sua nova unidade de datacenter na cidade de Limeira (SP). A informação também foi confirmada pelo prefeito Mario Botion no programa Meio Dia desta terça-feira (2).

A vinda da empresa para a cidade foi alvo de polêmica quando um Projeto de Lei Complementar foi enviado pelo Executivo à Câmara Municipal em julho deste ano.

Vereadores de oposição à atual gestão não quiseram votar a proposta, que alterava zoneamento da área onde será instalada a multinacional. Como o nome da Microsoft era mantido sob sigilo devido à cláusula de confidencialidade que essas negociações exigem, parlamentares oposicionistas questionaram se era verdade a vinda da empresa para Limeira.

Depois, após serem muito criticados pela população, esses mesmos vereadores recuaram e aprovaram a lei que viabilizou à vinda do grupo.

“A empresa sempre existiu, a despeito de meia dúzia de incautos que tentaram me descredenciar, me chamando de mentiroso. Então está aí a confirmação: Limeira vai contar com uma Microsoft”, desabafou Botion.

A expectativa, segundo o prefeito, é que a Microsoft inicie sua operação em 2 anos. “Agora, com o anúncio oficial da mutinacional, imediatamente Limeira estará no mapa tecnológico do mundo. Foi um golaço que Limeira deu”, disse Tito Almirall, secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo.

Limeira foi escolhida entre mais de 40 cidades brasileiras para receber o grupo. O projeto é instalar em Limeira a maior empresa de datacenter da América Latina.

A área adquirida pelo grupo fica na divisa com Santa Bárbara D´Oeste, próximo ao rio Piracicaba e a Ponte do Funil.

A primeira fase de implantação prevê uma área construída de 350 mil metros quadrados – quase 3 vezes o tamanho da Ajinomoto, cuja planta tem 110 mil metros quadrados de construção e é uma das maiores da cidade.

O que é um Datacenter

Também chamado de Centro de Processamento de Dados, o Datacenter é uma instalação física que as empresas usam para hospedar tecnologia da informação.

Contam com servidores, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, roteadores, dispositivos de segurança e controladores de entrega de aplicativos, com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente e a continuidade do negócio de uma empresa.

Os data centers abrigam uma infinidade de servidores e bancos de dados, além de processar grandes quantidades de informação.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.