Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Milagreiros e mistérios do Cemitério Saudade de Limeira

Veja as histórias de alguns personagens e de sepulturas do Saudade I


Por Rafael Coelho Publicado 03/08/2025

O Cemitério Saudade I de Limeira (SP) é um dos principais cemitérios da região. Com uma arquitetura diferenciada, a arte tumular do espaço reúne sepulturas únicas que chama a atenção de quem visita o local.

Muitas vezes os cemitérios são tratados como locais de despedida, tristeza e medo para algumas pessoas. Mas o fato é que diversas histórias são contadas ali. O dono da página “O que te assombra?”, com mais de 200 seguidores no Instagram, Thiago de Souza é especialista no assunto, principalmente quando se trata dos “milagreiros de cemitério”. No Saudade I, três personagens se tornaram milagreiros.

Pessoas acreditam que ao pedir por uma causa ou uma interseção, são atendidas por esses entes. Um dos túmulos mais visitados é o do Dr. José Botelho Veloso. O pernambucano, que exerceu sua profissão em Limeira, se tornou uma pessoa querida na cidade, considerado o médico dos pobres. Após sua morte, diversos devotos pedem por uma causa e muitos são atendidos.

Dois túmulos de crianças chamam atenção no Saudade I. As histórias de Sylvinho e Joãozinho, estão colocadas lado a lado, em sepulturas que atraem quem visita o local. Sylvinho tem sua campa cuidada e pintada por devotos de uma família que recebeu uma graça. E como agradecimento, passando de geração em geração, sua sepultura é sempre reformada.

A história de Joãozinho é triste. João Baptista Amorim teve suas mãos queimadas no fogo por seu pai, com pouco mais de 1 ano de idade. O motivo? A pequena criança jogou, na inocência, um maço de dinheiro nas chamas de um forno a lenha. Joãozinho sofreu queimaduras graves e teve as duas mãos amputadas. Por conta da gravidade dos ferimentos, ele não resistiu.

Diversos túmulos também chamam atenção pelo fator histórico, como de personagens que marcaram Limeira, dentre eles Dr. Trajano de Barros Camargo, Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, Manoel Toledo de Barros, Barão de Campinas, entre outros, que se tornaram nomes de ruas importantes e de espaços públicos..

O Saudade I traz diversas transições das artes tumulares. Um túmulo bem diferente, é um que remete à conhecida Gruta da Paz, da Praça Toledo de Barros. Um estilo francês antigo. O espaço também chama atenção e se tornou um local devocional.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.