Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Multa a partir de R$ 259,14: entenda decreto que pune quem desperdiçar água em Limeira

Com a decisão, passa a vigorar a lei que prevê aplicação de multas para o desperdício de água


Por Nani Camargo Publicado 31/08/2025 Atualizado 01/09/2025
Entre as ações proibidas estão a lavagem de veículos, calçadas, passeios, vias públicas, quintais e garagens, com exceção apenas para estabelecimentos comerciais que atuem formalmente no ramo de lava-rápido.
Freepik

A Prefeitura de Limeira (SP) publicou neste sábado (30) um decreto que declara situação de emergência hídrica no município. A ordem é do prefeito Murilo Félix (Podemos).

A medida, que entra vigor nesta segunda-feira (1º)  tem o objetivo de garantir o abastecimento de água e reduzir o desperdício, em resposta ao nível de alerta registrado no Rio Jaguari, manancial essencial para o fornecimento local.

Com a decisão, passa a vigorar a lei que prevê aplicação de multas para o desperdício de água. O valor da infração inicial será de R$ 259,14 (7 Ufesps), podendo dobrar em caso de reincidência. A fiscalização será intensificada por agentes de todas as secretarias municipais, com apoio da Guarda Civil. Além da fiscalização, a Prefeitura reforçará ações de orientação e educação ambiental.

Prioridades e restrições de uso

O decreto determina que a água encanada deve ser priorizada para consumo humano, alimentação e higiene. Entre as ações consideradas desperdício, passíveis de multa, estão a lavagem de calçadas e veículos. Empresas, órgãos públicos e prestadores de serviço que utilizam água para fins não essenciais deverão recorrer a fontes alternativas, como água de reúso.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.