Murilo Félix leva demanda sobre áreas do Horto a Tarcísio de Freitas
O governador esteve em Cordeirópolis nesta terça-feira para a entrega de uma vicinal

O prefeito de Limeira (SP), Murilo Félix, pediu apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na manhã desta terça-feira (22), para resolver o impasse que envolve a área do Horto Florestal de Limeira. O governador esteve em Cordeirópolis (SP) para a entrega da estrada vicinal COR-283, pista que liga o município a Araras (SP). Um vídeo feito pela reportagem da Educadora mostra o momento da conversa entre os dois:
- Murilo Félix critica decisão da União sobre área do Horto ao MST
- Horto: Justiça Federal adia decisão sobre suspensão de portaria que amplia área de reforma agrária
A polêmica teve início com uma portaria da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que autorizou a cessão provisória de cerca de 603 hectares ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para ampliação do assentamento “Elizabeth Teixeira”, existente desde 2007.
O município alega que a área foi adquirida para implantação de aterro sanitário e uso público pela Prefeitura desde a década de 1980, com contratos firmados junto à extinta RFFSA, além de deter decisões judiciais que atestam a posse e destinação municipal.
Em diferentes pronunciamentos, Murilo Félix classificou a portaria como “ilegal, precipitada e desrespeitosa” com o município, argumentando que a área é imprópria para uso agrícola e seu uso agrário comprometeria a saúde pública e o futuro da destinação de resíduos sólidos de Limeira.
Como forma de resistência, o prefeito de Limeira designou 30% do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) para vigília permanente no entorno do Horto, após denúncias de riscos de novas invasões pelo MST, conforme confirmou vistoria do Incra no local ocorrida nesta segunda-feira (21).
No encontro em Cordeirópolis, o prefeito reforçou a inviabilidade de uso rural na área ocupada pelos assentados, incluindo problemas de contaminação do solo e proximidade com o aterro municipal. Durante a conversa, foi possível flagrar Tarcísio dizendo que se fosse Murilo, iria acelerar a ampliação do aterro sanitário.
O objetivo da articulação é conseguir do governo estadual apoio político e técnico para reverter a cessão da área e garantir que o Horto permaneça sob uso e gestão municipais, com as finalidades originárias de saneamento e preservação.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.