Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No aniversário de Limeira, Dr. Marcelo Rossi destaca urgência de políticas públicas para os idosos

Limeira chega aos 199 anos com um desafio do presente e do futuro: o envelhecimento populacional


Por Redação Educadora Publicado 15/09/2025

Limeira (SP) comemora hoje (15) o seu potencial econômico, sua vocação empreendedora, seu espírito voluntário e renova as expectativas de uma cidade ainda melhor. Mas o mesmo olhar para o passado que alimenta as esperanças para o futuro não pode ignorar um dos seus principais desafios: o envelhecimento populacional. A avaliação é do médico e vereador Dr. Marcelo Rossi.
“Aniversário é uma data de celebrações e reflexões. Não dá mais para adiar a solução para a invisibilidade do idoso. Não é só um desafio na política. É de todos nós”, enfatiza.

Marcelo Rossi destaca urgência de políticas públicas para os idosos

Os números comprovam. Dos 300 mil habitantes de Limeira, 50 mil têm 60 anos ou mais. “Antes discutíamos vagas em creches. Hoje discutimos vagas em creches, mas também vagas em instituições para idosos passarem o dia ativos enquanto os familiares trabalham, como Centros Dia”. Esse é apenas um exemplo que ilustra a necessidade de mudança estrutural e de pensamento sobre a faixa etária que mais cresce. “O desafio vai além da assistência, do cumprimento dos direitos de saúde, promoção social e qualidade de vida. Envolve inclusão no mercado de trabalho, no lazer, na vida como um todo”.

O vereador acrescenta que há diferenças expressivas que separam o idoso de 60, de 80 ou 90 anos e que precisam ser consideradas na elaboração de políticas públicas. É crescente o número de irmãos idosos cuidando de si ou um filho idoso cuidando do pai ou mãe idosos. Os próprios critérios de prioridades e as necessidades de pessoas 80+ mudam em relação aos idosos mais novos. Portanto, é preciso um olhar integrado e intersetorial.

“As crianças têm e precisam de representantes. As mulheres também, assim como os portadores de deficiência e as minorias. Mas e os idosos? Quem os representa? Quem luta por eles? A representatividade do idoso é recente e urgente”, completa Dr. Marcelo Rossi.

Médico com experiência de três décadas de atendimentos em clínica médica e geriatria, reforça no aniversário de Limeira que seu propósito é conscientizar, levando informação que salva vidas aos grupos de Terceira Idade. Como vereador, é autor da Lei do Alzheimer e da Pulseira do Alzheimer e trabalhou pela volta do Centro do Idoso que será inaugurado em 2026. Também já realizou quatro seminários sobre a Doença de Alzheimer e atua na criação de políticas públicas relacionadas ao envelhecimento, promovendo qualidade de vida e autonomia dos idosos.

Idealizador do projeto Idoso Por Um Minuto, que já envolveu quase 2 mil crianças, adolescentes e jovens na simulação dos desafios enfrentados pelos idosos, Dr. Marcelo completa dizendo que, “se queremos educar uma sociedade para o respeito e empatia pelos idosos, não tem como deixar as futuras gerações fora dessa missão coletiva”.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.