Outubro Rosa oferece 2.050 exames de mamografia para mulheres, em Limeira
As mulheres não precisam agendar consulta médica para solicitá-lo agora em outubro
A necessidade de prevenção ao câncer de mama e de próstata foi exaltada por todos que participaram do lançamento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul 2023, na manhã desta sexta-feira (29), nos jardins do Edifício Prada, em Limeira (SP).
O evento contou com a presença do prefeito Mario Botion, da presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da vice-prefeita Erika Tank, do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, dos vereadores Terezinha da Santa Casa, Lu Bogo e Elias Barbosa, do secretário de Saúde, Vitor Santos, entre outros. Houve, ainda, apresentação do coral da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), sob a regência de Rosivaldo Mena Pires. A iniciativa das campanhas é da Prefeitura de Limeira, Fundo Social, Alicc, Santa Casa e Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Botion ressaltou a importância da realização dos exames de prevenção, como forma de diagnosticar o câncer de mama e o de próstata ainda na fase inicial. “Temos a obrigação de divulgar as ações dessas duas campanhas a familiares, amigos e colegas de trabalho, pois quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores as chances de cura”, frisou.
O envolvimento de toda a sociedade na conscientização também foi mencionado por Roberta Botion. “Vocês são o elo entre a informação sobre a prevenção e as pessoas que estão na faixa etária indicada para o exame de mamografia”, comentou a presidente do Fundo Social. O público-alvo do Outubro Rosa são as mulheres de 50 a 69 anos, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para solicitar o agendamento da mamografia. Mulheres a partir dos 40 anos também podem requisitar o exame, se houver necessidade de rastreio precoce em razão de histórico clínico e familiar de câncer de mama.
Erika Tank, por sua vez, enfatizou a infraestrutura da rede pública de Saúde de Limeira, reforçada recentemente com duas ações do deputado federal Miguel Lombardi, que destinou emendas ao município para aquisição de dois mamógrafos digitais, com acessibilidade ao atendimento de mulheres com deficiência. Um equipamento funciona na Policlínica, e outro, na Santa Casa. A vice-prefeita agradeceu ainda ao trabalho dos servidores que atuam nas UBSs e que fazem o acolhimento das mulheres nas ações de prevenção. “Essa campanha é realizada todos os dias, o ano todo, dentro das UBS”, comentou.
Como forma de facilitar o acesso aos 2.050 exames disponibilizados durante a campanha, as mulheres não precisam agendar consulta médica para solicitá-lo agora em outubro. Na UBS, o próprio enfermeiro(a) emitirá o pedido e agendará a mamografia. Vitor Santos observou que o exame é rápido, seguro e capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial. Ele informou que Limeira não tem fila de espera pela mamografia, o que coloca o município em posição de destaque na área da prevenção. “Somos a cidade que mais realiza exames de mamografia na região e nosso esforço é para melhorar cada vez mais a linha de cuidados com a saúde”, disse o secretário de Saúde.
Citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mastologista do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm)/Prefeitura, Alice Junqueira, falou sobre a estimativa de aproximadamente 74 mil novos casos de câncer de mama para este ano. “Essa doença tem cura e podemos alcançá-la por meio do diagnóstico precoce e do tratamento”, afirmou. Além do rastreamento com a mamografia, a médica do Centro de Oncologia de Limeira (COL), Ivania Fávero, acrescentou a necessidade de as mulheres fazerem o autoexame das mamas, pelo qual é possível detectar até 40% das ocorrências, segundo ela.
Também prestigiaram o evento, o provedor da Santa Casa, Marcos Antônio Bozza, a diretora da Atenção Primária à Saúde, Faedra Rosada, o coordenador médico do AME, Antônio de Paula Silva Júnior, a presidente da Alicc, Fernanda Varga, o presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta, atiradores do Tiro de Guerra – que atuarão na distribuição de folhetos das campanhas – integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar, secretários municipais, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, além de diretores e servidores de diversas pastas.
SERVIÇO:
– Mamografia
O exame é voltado a mulheres de 50 a 69 anos. Mulheres a partir dos 40 anos também podem fazê-lo, em razão de histórico familiar de câncer de mama. Para agendar, basta ir até a UBS mais próxima e procurar a equipe de enfermagem. É necessário apresentar documento com foto e Cartão SUS.
Período: até 31 de outubro
– Virada Outubro Rosa Alicc
Evento pela conscientização e prevenção ao câncer de mama, com música ao vivo, espaço kids, palestra, espaço Bem-Estar, Dance Raul e Coral Alicc.
Local: Parque Cidade
Data: 1º de outubro (domingo), das 8h às 14h, com entrada franca.
– Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência
Mamografia inclusiva, para mulheres surdas ou com alguma deficiência, conforme previsto na Lei 6.186, de autoria de Erika Tank, sancionada pelo prefeito Mario Botion em 2019.
Local: Policlínica
Data: 25 de outubro, das 8h às 11h e das 12h às 15h
OBS: Especificamente nesse dia, não haverá necessidade de apresentar o pedido/encaminhamento. Basta levar documento com foto e Cartão SUS.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.