Populares reclamam de furtos de peças de bronze nos Cemitérios Saudade I e II em Limeira
Famílias relatam prejuízos constantes e cobram mais segurança; Prefeitura promete reforço no patrulhamento
Os furtos de peças de bronze nos Cemitérios Saudade I e II, em Limeira (SP), têm se tornado cada vez mais frequentes e preocupam tanto famílias que têm entes sepultados no local quanto trabalhadores que prestam serviços nos túmulos. Os crimes envolvem a retirada de vasos, santos, letras, argolas e outros itens, causando prejuízos e danos nas sepulturas.
Daiane, que possui uma floricultura próxima ao cemitério e também trabalha com limpeza de túmulos, contou que até mesmo os jazigos de seus familiares foram alvo. Segundo ela, os furtos acontecem principalmente à noite, e em alguns casos os criminosos chegam a marcar os túmulos para voltar depois e retirar as peças.
“Eles estão levando tudo: santos, letras, argolas, vasos. Os proprietários gastam, não é barato, e acabam ficando no prejuízo. Já são quatro anos que isso vem acontecendo, mas agora está muito frequente. Além do furto, ainda danificam as sepulturas”, afirmou.
A trabalhadora também lembrou que no passado havia guardas civis municipais circulando pelo local, o que ajudava a inibir os crimes. “Tinha a guarita da GCM e o ciclista que dava volta no cemitério, isso era bom para as zeladoras de túmulos. A gente pede para a Prefeitura ver se consegue colocar a GCM de volta para amenizar ou acabar com os furtos”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Limeira informou que as Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Segurança Pública e Defesa Civil estudam medidas para reforçar a segurança no Cemitério Saudade. A administração orienta que as vítimas registrem boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa investigar os responsáveis.
Como ação imediata, a Guarda Civil Municipal (GCM) determinou a intensificação do patrulhamento no entorno dos cemitérios.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.